Conecte-se conosco

Agronegócio

Azul é a cor mais quente: aprenda a cultivar a belíssima lobélia-azul

Além de ser uma planta ornamental deslumbrante, a flor lobélia possui várias utilidades e seu cultivo é relativamente fácil.

Publicado

em

A lobélia-azul é uma planta herbácea prostrada ou rasteira, muito florífera, sendo ideal para compor vasos suspensos, canteiros, jardineiras e outros. Ela é ramificada, apresentando formato arredondado e porte baixo.

Sua folhagem, geralmente, é verde e as pequenas flores tem aspecto assimétrico e peculiar. Atualmente, existem muitas variedades disponíveis, as cores das flores podem variar do branco ao azul escuro.

Além de ser uma planta ornamental deslumbrante, a flor lobélia azul também é conhecida por seu uso no campo da medicina natural. Sendo assim, vale a pena ter essa espécie em casa, já que, além de suas utilidades, trata-se de uma planta de cultivo relativamente fácil.

Fique atento às principais dicas e cuidados com a lobélia. 

Reprodução: Freepik

Como cultivar

Clima

Lobélias azuis preferem climas tropicais e temperadas. Contudo, podem ser encontradas cultivadas em outros tipos de ambientes.

Substrato

O ideal para o cultivo dessa espécie é que o solo seja úmido, incorporado com muita matéria orgânica, como composto ou esterco bem apodrecido.

Luminosidade

Recomenda-se deixar em um local com boas condições de luminosidade, incidência de sol direto apenas nos períodos menos quentes do dia ou sombra parcial.

Regas

Regue regularmente para manter o solo uniformemente úmido, especialmente durante o tempo quente e seco. As plantas cultivadas em recipientes podem precisar de rega diária para manter a umidade do solo consistente.

Vale mencionar que vasos com orifícios de drenagem são essenciais para não deixar a água empossada.

Poda

A maioria das lobélias são anuais e também são autolimpantes, então, você não precisa podá-las. Elas irão se regenerar sozinhas e, em breve, estarão lindas de novo.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS