Conecte-se conosco

Empresas

B3 aposta em inteligência artificial com foco em agentes autônomos

Empresa de infraestrutura de mercado.

Publicado

em

Crédito: moneytimes

A B3 (B3SA3), bolsa de valores oficial do Brasil, anunciou que vai expandir significativamente o uso de inteligência artificial (IA) ao longo de 2025, com foco especial na adoção de agentes autônomos. A medida, segundo a companhia, tem como objetivo aumentar a produtividade interna, otimizar processos e melhorar a experiência dos clientes — embora o valor dos investimentos nessa frente ainda não tenha sido divulgado.

Diferentemente dos assistentes baseados em IA, que apenas respondem a comandos humanos com base em dados disponíveis, os agentes de IA funcionam de maneira autônoma: são capazes de tomar decisões, interagir com diferentes ambientes e buscar estratégias para alcançar metas previamente estabelecidas. A expectativa é que esses agentes se tornem peças-chave na automação de processos e integração de sistemas, reduzindo o tempo de execução de tarefas de dias para minutos.

Atualmente, a B3 já opera com alguns exemplos desses sistemas. Um deles é o *Digital Coach*, um agente de IA que atua nas centrais de atendimento ao cliente. Ele monitora e analisa ligações, identifica gargalos na comunicação e sugere melhorias com base em dados, ajudando a empresa a aperfeiçoar continuamente seus processos.

B3 (B3SA3): bolsa de valores oficial do Brasil

Segundo Thiago Suzano, diretor de Engenharia de Software e Dados da B3, essa nova fase da IA deve transformar a lógica operacional da companhia. “Temos dentro da empresa uma grande capacidade intelectual que, muitas vezes, é consumida por tarefas processuais e operacionais. Queremos liberar nossos profissionais para que se concentrem nos trabalhos intelectuais, que são a real vantagem humana sobre a inteligência artificial”, afirmou.

A iniciativa se soma a uma série de avanços tecnológicos que vêm sendo adotados por instituições financeiras e de infraestrutura de mercado ao redor do mundo, numa corrida para combinar segurança, eficiência e escalabilidade.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS