Ações, Units e ETF's
B3 (B3SA3) lança plataforma para desenvolvimento de software
Objetivo é aumentar a velocidade de resposta aos clientes, otimizar processos e agilizar lançamento de produtos
Aumentar a velocidade de resposta aos clientes, mediante a otimização de processos e lançamento mais ágil de produtos. Esse é o principal objetivo da nova plataforma de autosserviços, voltada ao desenvolvimento de software, que deverá ser lançada, em breve, pela bolsa do Brasil, a B3 (B3SA3).
De acordo com a instituição, a ideia central é a plataforma funcionar como portal, no qual os times poderão dispor de ferramentas, códigos e templates já testados e disponíveis, que poderão servir como peças na montagem de novas soluções.
Com relação aos times, a B3 conta hoje com equipes de desenvolvedores atuando em diversos projetos, mas todos estes são dependentes de uma única área de TI que serve de apoio ao desenvolvimento das soluções.
A partir da adoção do novo modelo, será possível eliminar a ocorrência de gargalos, sobretudo em períodos de alta demanda. Além disso, a inovação permite atender as equipes de desenvolvimento de produto e de engenharia de software, assim como profissionais de outras áreas, também envolvidos nas entregas.
Segundo o superintendente de Arquitetura de TI, Governança e Inovação (CTO) da B3, Marcos Albino Rodrigues, “a possibilidade de contar com inúmeros serviços diretamente irá transformar o processo de engenharia de software da companhia, trazendo muito mais eficiência e redução no tempo de desenvolvimento de produtos. A mudança irá contribuir para adoção da mentalidade de open source, ou seja, uma filosofia participativa, na qual nossos times trabalharão de forma ainda mais colaborativa”.
Para servir de base ao desenvolvimento do portal customizado, compatível com a realidade da bolsa, a B3 contratou a Thoughtworks, consultoria global de tecnologia, especializada na Backstage, plataforma open source para construção de portais de desenvolvedores. Nesse sentido, a Thoughtworks, integrará a estratégia, design e engenharia de software,
A respeito dessa contribuição para a plataforma, o diretor de Modernização Empresarial, Plataformas e Nuvem na Thoughtworks Brasil, Gregório Melo, acentua que “o cenário atual exige que equipes de desenvolvimento tenham um ambiente no qual possam usar seu tempo de forma eficiente, com entregas aceleradas e custos reduzidos. Visando ampliar a eficiência em engenharia, iremos empregar a ferramenta Backstage para criar uma plataforma personalizada que aprimora a experiência e simplifica o dia a dia do desenvolvimento de produtos na B3”.
O objetivo, acrescenta Melo, é contribuir para que o trabalho ocorra com mais facilidade e maior eficiência operacional, abordando uma das maiores dores do mercado atualmente: a necessidade de melhorar os resultados, ao mesmo tempo em que reduzimos custos e aceleramos o tempo para o mercado.
Para o vice-presidente de Tecnologia e Cibersegurança da B3, Rodrigo Nardoni, “esse é mais um dos projetos que fazem parte da estratégia de transformação digital da B3, em que buscamos a contínua atualização dos nossos sistemas para atender às demandas de um mercado muito dinâmico. Também trabalhamos para fomentar um ambiente de inovação constante, que extrai o melhor da tecnologia a fim de viabilizar negócios”.
Benefícios da implantação da plataforma de autosserviços:
- Maior autonomia das equipes de desenvolvimento;
- Aumento da produtividade;
- Aceleração nas entregas e no atendimento às demandas dos clientes;
- Organização de engenharia mais saudável e eficaz;
- Melhoria da satisfação do desenvolvedor;
- Retenção de talentos.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira15 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia10 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?