Agronegócio
Banana Nanica: Por Que Ela Pode Desaparecer em Breve
Uma das frutas mais populares do mundo pode encontrar o seu fim por conta de um motivo inusitado.
As bananas são itens indispensáveis nas fruteiras de diversas famílias. Contudo, esse delicioso alimento pode estar com os dias contados. Isso pode soar como alarmismo infundado, afinal, estamos falando de um item que faz parte da dieta humana há vários séculos.
Atualmente, existem vários tipos disponíveis em quitandas e supermercados, sendo a banana-nanica apenas um deles. Internacionalmente, ela recebe a denominação de “Cavendish“, sendo bastante conhecida por sua alta resistência a pragas e doenças primárias.
Portanto, não é de se estranhar que os produtores deem certa preferência a ela em detrimento de outras espécies existentes. Mas, infelizmente, o destino deste fruto tão amado ainda é incerto, e isso se deve a uma grave ameaça que pode causar seu desaparecimento total.
O perigo que veio de longe
A ameaça que pode colocar o destino da banana-nanica em xeque trata-se de uma infecção causada por fungos, conhecida pejorativamente como “Mal do Panamá“. A patologia é provocada pelo Fusarium oxysporum, um velho conhecido no universo das bananas.
Ele surgiu no ano de 1876, quando começou a atacar outro tipo dessa fruta, a variedade Gros Michel. A situação chegou a tal ponto que, até meados do século XX, a espécie já havia se extinguido por conta da doença causada pelo referido fungo.
Já sobre a atuação dele nas plantas, segundo os cientistas, o dano se inicia nas raízes das bananeiras. Ele vai se espalhando e incapacita o vegetal de realizar funções essenciais, como a absorção de água e a fotossíntese.
Uma bananeira infectada dificilmente se recupera. Tal mal foi detectado pela primeira vez na Austrália no ano de 1997 e, em 2015, migrou para a Índia e a China. Recentemente, o problema se estendeu para os continentes africano e sul-americano, agravando a situação.
Entretanto, existe esperança para o futuro das frutas. Está sendo criada uma espécie geneticamente modificada, a QCAV-4. Espera-se, portanto, que ela possa resistir à ação deste fungo em particular, além de outras doenças igualmente preocupantes.

-
Tecnologia2 dias atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia5 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política19 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana