Conecte-se conosco

Bancos

Banco ABC Brasil e BID Invest criam linha de R$525 mi em social bonds

Recursos serão usados para empréstimos a empresas médias e pequenas e negócios da área de saúde.

Publicado

em

O ABC Brasil e o BID Invest negociaram a emissão de 525 milhões de reais em letras financeiras, anunciou nesta quarta-feira, em movimento que é o primeiro social bond de um banco privado no Brasil. Os recursos serão utilizados em empréstimos a empresas médias e pequenas e negócios do setor de saúde.

Com prazo de cinco anos, os recursos irão para empresas que tenham obtido empréstimo durante a pandemia do coronavírus, e organizações de saúde de qualquer porte.

Com a operação, o ABC Brasil espera aumentar sua carteira para empresas com receita anual entre 30 milhões e 250 milhões de reais e instituições da área de saúde, disse o vice-presidente de banco de investimentos do Banco ABC Brasil, José Lalon.

“Este vai ser um recurso adicional de liquidez para empresas de menor porte que foram mais severamente afetadas pela crise”.

Em todo o país, entidades representativas de empresas médias e pequenas têm reclamado que não têm tido acesso a financiamento na rede bancária ou de linhas emergenciais providas pelo governo federal para ajudar negócios atingidos pelos efeitos da crise causada pela pandemia.

Este é o primeiro bond temático comprado no Brasil pelo braço do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o BID Invest. O BID já realizou operações similares no Peru, na Colômbia e no Panamá, voltadas para apoio a negócios liderados por mulheres ou empresas atingidas pelos efeitos da pandemia.

A transação com o ABC Brasil havia sido planejada inicialmente para ser um ‘green bond’, focada em projetos ambientalmente responsáveis, mas se transformou diante dos efeitos recessivos do coronavírus, disse Gema Sacristán, diretora de investimentos do BID Invest.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS