Economia
Banco Central divulgou pesquisa: cartão de crédito perdeu para o pix!
Que o pix conquistou o brasileiro, disso já sabemos, e o Bacen revelou que até o cartão de crédito tem perdido para o pagamento instantâneo.
O Banco Central divulgou dados interessantes acerca da veracidade do pix: as transferências instantâneas têm crescido cada vez mais e estão superando os pagamentos realizados por cartão de débito e crédito.
O pix é um método instantâneo de transferência bancária que permite que o cliente receba ou envie dinheiro para qualquer conta, de forma rápida, prática e sem tarifa. Antes, o dinheiro era repassado pelas transações TED ou DOC, sujeitos a cobranças tarifárias ou em depósitos bancários diretamente do caixa eletrônico.
Os últimos seis meses do ano contaram com cerca de 5,4 bilhões de transações por pix, com o lançamento chegando a dois anos de uso no Brasil. A pesquisa apontou que as transações em cartões de débito chegaram a 3,8 bilhões e, no cartão de crédito, chegaram a quase 4 bilhões.
Em 2022, essa situação pode parecer comum, pois desde meados de 2021 que o pix não para de crescer e tem ultrapassado cada vez mais o uso do cartão físico, principalmente o cartão de crédito.
Os dados são importantes para avaliar o desenvolvimento do método implantado. Até o momento, ao que tudo indica, o ano de 2022 pode fechar com novos recordes sobre o pix.
O BC também comunicou que o sistema implantado teve 40% do total de transferências realizadas em 2021. Com o uso cada vez mais intenso dos aparelhos celulares, o pagamento por pix também se tornou um modelo de compras, e no ano passado foi responsável por 60% dos pagamentos realizados.
No mês de setembro deste ano, as transferências instantâneas atingiram R$ 1 trilhão de transações dentro de 30 dias e, além disso, a quantidade de pessoas que estão cadastradas com chaves do pix chegou a 127,8 milhões no mês de outubro.
Com grande particularidade, o pix foi importante para as pequenas empresas, pois, com a transferência instantânea, não precisam esperar que o crédito caia em conta após passar o cartão na maquininha. Agora, é comum ver o QR Code sendo exibido em pequenos negócios ou a chave pix sendo repassada aos clientes.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Tecnologia24 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho21 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?