Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Banco Itaú vende 10 milhões de ações da XP na Nasdaq

Instituição se movimenta por uma nova “newco”.

Publicado

em

Crédito: Valor Investe

O Banco Itaú (ITUB4) vendeu 10 milhões de ações da XP na Nasdaq, a bolsa norte-americana de tecnologia. A transação ocorreu no pregão do dia 26 de junho.

A venda movimentou US$ 236,4 milhões, o que pelo câmbio de ontem, equivale a R$ 1,1 bilhão, conforme levantamento da corretora.

Essa quantidade de papéis equivale a aproximadamente 1,9% do capital da XP e, com a venda, o Itaú volta a deter menos de 10% das ações da companhia.

Até ontem, por meio da ITB Holding, o conglomerado possuía 10,54% do total. Pelas normas contáveis, o banco tem de descontar dos índices de capital participações em empresas do setor financeiro que fiquem acima de 10% do capital.

Itaú (ITUB4) sai da XP

Vale lembrar que o Itaú está deixando a XP desde meados de 2020, quando comunicou que estava em “estágio avançado de análise e discussão de estudos acerca da possibilidade de segregar essa linha de negócio do conglomerado Itaú Unibanco em uma nova sociedade (Newco), mediante cisão de empresas do referido conglomerado com a versão de parte do seu patrimônio, representada por ações representativas de 41,05% do capital da XP, para a Newco”.

Com isto, conforme esclarecido à época, “os atuais acionistas do Itaú se tornariam também acionistas da Newco (nome fantasia da nova companhia), que por sua vez assumiria a expressiva fatia no capital da XP. Ainda assim, embora seja o maior acionista da holding de investimentos, o Itaú não faz parte do bloco de controle, posição que cabe ao CEO Guilherme Benchimol e a outros sócios-fundadores. Uma vez de posse das ações da Newco, caberia a cada acionista decidir manter ou se desfazer dessa posição — e portanto indiretamente da XP”.

Por fim, elencou, na ocasião, que no caso dos acionistas controladores do Itaú, as ações da Newco passariam para a holding do banco, a Itaúsa.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS