Conecte-se conosco

Bancos

BB e Caixa confirmam suspensão da oferta de consignado no INSS

Reação a novas diretrizes do governo.

Publicado

em

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica confirmaram a suspensão da oferta de crédito consignado para beneficiários do INSS, após o governo reduzir no início da semana o teto dos juros de 2,14% para 1,70% ao mês.

De acordo com o Valor Econômico, a notícia já havia sido antecipada na noite de ontem pelo Valor, mas até então os bancos públicos não tinha se manifestado oficialmente.

Também traz que o papel dos bancos públicos é essencial nesse embate entre as instituições financeiras e o governo. Mesmo tento apenas 11% do mercado de consignado INSS, BB e Caixa, se mantivessem a oferta, poderiam absorver pelo menos parte da demanda não atendida pelos bancos privados.

E acrescenta que o problema é que, mesmo para BB e Caixa, que não usam a distribuição por terceiros – e assim conseguem ofertar uma taxa mais barata – o novo teto ainda é baixo demais. Com essa taxa de 1,70%, não é possível assegurar a viabilidade econômico-financeira da operação e os bancos temem desrespeitar uma norma do Conselho Monetário Nacional (CMN) e serem punidos pelo Banco Central.

Consignado do INSS

já o Portal Metrópoles destaca que integrantes do Palácio e da Fazenda estudam alternativas para reverter a redução do teto dos juros do empréstimo consignado do INSS aprovada nesta semana pelo Conselho Nacional de Previdência Social. Na 2ªF, o CNPS reduziu o teto de 2,14% para 1,7%, contrariando a Fazenda, Casa Civil e Relações Institucionais.

Isso levou os bancos, inclusive Caixa e BB, a suspenderem essa modalidade de empréstimo. Reservadamente, ministros palacianos culpam Carlos Luppi por articular a redução dos juros de forma precipitada. Segundo o colunista, Luppi avisou Lula que, no entanto, pediu que a proposta fosse analisada com cautela.

Caixa Econômica

A Caixa Econômica Federal anunciou que a vice-presidência de Riscos será comandada por Henriete Bernabé. Ela vai substituir Yves Dumareq Sobral, que estava na área até o início deste ano.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS