Bancos
BC informa o vazamento de dados de 3 mil chaves Pix
Esse é o oitavo incidente desse tipo.
O Banco Central (BC) reportou ontem que 3.020 chaves Pix de clientes do Banco do Estado do Pará S.A. (Banpará) foram comprometidas por um vazamento de dados. Esse é o oitavo incidente desse tipo desde a introdução do sistema de pagamentos instantâneos em novembro de 2020.
De acordo com o BC, o vazamento ocorreu entre 20 de março e 13 de abril de 2024 e incluiu informações como nome do cliente, CPF com máscara, instituição bancária, agência e número da conta.
A falha de segurança foi atribuída a deficiências específicas nos sistemas da instituição financeira. O BC esclareceu que apenas informações cadastrais foram expostas, não afetando transações financeiras. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos e senhas, permaneceram seguros.
Pix
Apesar do impacto limitado para os clientes, o BC optou por divulgar o incidente em nome da transparência. Todos os afetados serão notificados através dos canais oficiais do Banpará, como o aplicativo e o internet banking. O BC alertou para ignorar outras formas de comunicação, como chamadas telefônicas, SMS e e-mails.
A exposição de dados não implica necessariamente que todas as informações tenham sido acessadas, mas significa que estiveram disponíveis para terceiros por algum tempo, podendo ter sido capturadas. O BC garantiu que o incidente será investigado e que medidas disciplinares podem ser aplicadas conforme a legislação.
Esse é o oitavo caso de vazamento de dados do Pix desde sua criação. Os casos anteriores envolveram outras instituições financeiras e seguiram padrões semelhantes de exposição de informações cadastrais, sem comprometer senhas ou saldos bancários. Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, o BC mantém uma página para acompanhamento de incidentes relacionados ao Pix e outros dados pessoais sob sua responsabilidade.
O sistema
O PIX é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil e lançado em novembro de 2020. Ele permite a transferência de valores entre contas bancárias de forma rápida e direta, sem a necessidade de intermediários, como boletos ou cartões de crédito.
Com o PIX, as transações podem ser realizadas a qualquer momento, inclusive nos finais de semana e feriados, e os valores são transferidos em poucos segundos, tornando as operações financeiras mais ágeis e acessíveis. O sistema funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, promovendo a inclusão financeira e facilitando a vida dos usuários.
(Com Agência Brasil).

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira18 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia13 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?