Bancos
BC quer tornar permanente medida de liquidez bancária, diz presidente
Também disse que orçamento pode aumentar o risco fiscal
O Banco Central (BC) quer tornar permanente uma de suas medidas de combate à crise provocada pela pandemia do ano passado, a que oferece liquidez aos bancos em troca de crédito do setor privado como garantia, em vez de dívida pública, como era o caso antes.
Em evento online organizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), como parte das Reuniões de Primavera do FMI e Banco Mundial, e gravado em 1º de abril, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, também disse que as altas de juros iniciais significam que as taxas não precisarão ser elevadas tanto.
Banco Central, em Brasília
BC: orçamento
Duas coisas tiram hoje o sono do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto: a vacinação no Brasil, que vai ditar o ritmo de abertura da economia, e o risco de descontrole das contas públicas. Os dois fatores estão no radar do BC para a definição dos próximos passos da taxa Selic, os juros básicos do Brasil, que depois de cair para o patamar histórico de 2% ao ano subiram para 2,75% para conter o avanço da inflação.
Agora é o Orçamento que pode aumentar o risco fiscal e atrapalhar a condução da política de juros. A lei orçamentária foi aprovada pelo Congresso com despesas subestimadas e pode se tornar inexequível.
Negociações estão em andamento entre governo e Congresso para a saída do impasse. “Se o Orçamento passar a percepção de que ele é inexequível, é um fator que vai preocupar o BC”, diz.
O banco
Um banco central, banco de reservas ou autoridade monetária é uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo.

-
Empresas2 dias atrás
Grande rede de supermercados encerra atividades após 40 anos e faz demissão em massa
-
Economia1 dia atrás
10 países com o PIOR salário mínimo do mundo; 1º lugar paga R$ 77,21 por mês
-
Economia1 dia atrás
Vai deixar bens para os filhos? Veja como escapar da ‘mordida’ do novo imposto sobre herança
-
Finanças1 dia atrás
Afinal, quanto custa morar sozinho no Brasil?
-
Finanças12 horas atrás
Este milionário faz 3 coisas com o dinheiro que quase ninguém faz (e funciona)
-
Mercado de Trabalho14 horas atrás
Lei trabalhista de 2025 garante 12 tipos de faltas justificadas sem desconto salarial
-
Finanças10 horas atrás
Cobrar alguém pela internet é crime? Caso no Brasil gera reflexão
-
MEI16 horas atrás
Seu trabalho permite MEI? Veja as profissões que não entram nessa categoria