Economia
BCE alerta para impacto econômico caso suporte por pandemia seja suspenso
Segundo estimativa do BCE, as 5 maiores economias da zona do euro podem perder de 2% a 4% do PIB se essas medidas forem suspensas ao final de 2021.
O Banco Central Europeu alertou nesta terça-feira que podem haver dolorosos “efeitos precipício” para famílias e empresas, caso os governos e órgãos reguladores eliminem o suporte econômico liberado para amortecer o impacto da crise durante a pandemia de coronavírus.
Segundo estimativa do BCE, as cinco maiores economias da zona do euro podem perder de 2% a 4% de seu Produto Interno Bruto (PIB) se essas medidas, que vão desde garantias de empréstimos e moratórias até esquemas de trabalho com horário reduzido, forem suspensas ao final de 2021.
“O término simultâneo das medidas de política econômica pode desencadear uma mudança negativa prolongada no caminho da recuperação”, afirmou o BCE. “Esses efeitos ‘penhasco’ se concentrariam na primeira metade de 2021”, disse a instituição.
Contudo, o BCE alertou que manter as medidas de apoio por muito tempo também poderia ter um efeito negativo, contendo o crescimento de longo prazo e colocando em risco a estabilidade financeira dos países, ao manter vivas empresas ineficientes e fazer com que o capital seja mal alocado.
“Existem riscos substanciais de curto prazo associados à retirada do suporte da política monetária, enquanto os riscos de médio prazo de um suporte prolongado também não devem ser ignorados”, acrescentou o BCE.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Se você vai trabalhar no Natal e Ano Novo, deve conhecer seus direitos