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Economia

Beneficiários do INSS, governo anuncia NOVIDADE sobre prova de vida em 2024

Mesmo que o INSS não consigam confirmar a vida do beneficiário de nenhuma forma, o pagamento segue garantido até o fim de 2024.

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O Governo trouxe alívio para muitas pessoas que dependem do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para viver. Foi decidido que, até 31 de dezembro de 2024, ninguém terá o benefício bloqueado por não fazer a prova de vida.

Essa mudança, que foi oficializada no Diário Oficial da União em 15 de março, significa que a prova de vida, um procedimento que confirma se os beneficiários ainda estão vivos para continuar recebendo suas pensões ou aposentadorias, vai ser um pouco diferente agora.

Como funciona agora?

Desde 2023, o INSS começou a usar um método novo para confirmar se os beneficiários estão vivos, cruzando dados com outras instituições, sem precisar que a pessoa vá até algum lugar para provar isso.

Em fevereiro, o INSS tinha chamado 4,3 milhões de pessoas para fazer a prova de vida do jeito antigo, porque não conseguia confirmar a situação dessas pessoas só com os dados disponíveis. Isso significava ir até uma agência do INSS, o que não agradou muito a quem recebe benefícios.

A reação das pessoas

A notícia de que precisariam fazer essa confirmação pessoalmente não foi bem recebida, e o INSS teve que esclarecer que eles mesmos iriam verificar a situação dos beneficiários, sem que esses precisassem ir a algum lugar.

Antes dessa nova regra, se alguém não fizesse a prova de vida dentro de 60 dias após ser chamado, o INSS tentava fazer uma visita ao beneficiário para confirmar sua situação. Mas agora, mesmo que não consigam confirmar a vida do beneficiário de nenhuma forma, o pagamento do benefício segue garantido até o fim de 2024.

Mudanças nas regras

Outra novidade é o prazo para fazer essa verificação, que agora começa a valer a partir da última atualização do benefício ou da última vez em que a prova de vida foi realizada.

Essa é uma mudança significativa que promete dar mais tranquilidade para aposentados e pensionistas, garantindo que eles continuem recebendo seus benefícios sem interrupção ou a necessidade de se deslocar.

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

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