Conecte-se conosco

Economia

Beneficiários do INSS podem ter aumento de valor; entenda a mudança

Uma ação judicial foi aprovada pelo STF na última semana, e isso pode melhorar o salário de alguns beneficiários. Confira os detalhes.

Publicado

em

Uma boa notícia para os aposentados e pensionistas que desejam aumentar um pouco o valor recebido do INSS. Na última quinta-feira (01) foi aprovada a ação judicial intitulada como Revisão da Vida Toda do INSS pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Essa ação pode aumentar o salário recebido pelos beneficiários, já que levará em conta todas as contribuições feitas na vida do segurado, ao invés de considerar apenas as contribuições a partir de 1994, como é feito atualmente.

Quem teve o benefício concedido entre 1999 e 13 de novembro de 2019 pode solicitar a revisão, desde que esteja recebendo há pelo menos 10 anos antes da reforma, ou seja, desde 2009.

O valor do benefício pode aumentar com esse novo cálculo, pois agora serão contabilizados também os valores anteriores ao plano real. Sendo assim, se o segurado recebia um salário alto na época, tem a chance de receber um pouco mais em seu benefício hoje em dia.

Já aqueles segurados que recebiam valores menores na época podem ser prejudicados com a mudança, já que este período pode diminuir a média recebida hoje.

Isso acontece pois a medida diz que o cálculo deve ser feito para todos os beneficiários, que antes tinham o valor calculado com a média das 80% maiores contribuições de sua vida, sendo agora consideradas 100% das contribuições.

Quando a proposta entrará em vigor?

Ainda não há uma previsão para que isso aconteça, mesmo com a aprovação do STF. Alguns passos ainda precisam ser decididos sobre essa nova medida, dessa forma, o STF precisa debater as normas do novo cálculo.

O esperado é que em breve o Supremo se reúna em uma nova sessão para que estas definições sejam feitas, e até lá, é bom que os beneficiários façam um cálculo de seus salários anteriores junto a um profissional da área do Direito Trabalhista para saber ao certo qual mudança lhe afetaria.

Lembrando que, para entrar com o recurso, é preciso que o segurado tenha se aposentado com base na Lei da Contribuição Previdenciária do Contribuinte Individual (Lei 9.876 de 1999).

Em breve devemos ter mais informações sobre esta nova medida.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS