Empresas
Big techs: demissões em massa alcança 100 mil funcionários demitidos nos últimos meses
Mais uma big tech fez demissões em massa, são completos as 100 mil pessoas desempregadas. A última empresa a demitir funcionários, foi a Dell.
Diversas das grandes big techs vem promovendo demissões em massa. Com a Dell anunciando na última segunda-feira, a demissão de 5% da sua equipe de trabalho em todo o mundo, são completos 100 mil funcionários demitidos por big techs.
Para a Dell, são cerca de 6.650 mil funcionários que dão adeus a empresa. Esse cenário de demissões em massa vem se tornando comuns, devido à recessão econômica vivida pelos Estados Unidos e um momento de baixa nas vendas.
As demissões por parte das gigantes de tecnologia não começaram agora, vem acontecendo desde novembro de 2022, no entanto, no ano de 2023, a crise se intensificou.
Apenas esse ano, gigantes como a Alphabet, controladora do Google, a Amazon e a Microsoft demitiram, juntas, cerca de 40 mil funcionários.
Mas essas, não foram as únicas. Os números são surpreendentes. A Amazon demitiu cerca de 18 mil funcionários, enquanto a Alphabet, 12 mil.
A Meta — empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp — demitiu cerca de 11 mil funcionários. A Microsoft não ficou para trás, foram 10 mil funcionários que deram adeus aos seus empregos.
E as demissões continuam, com o Spotify, que dispensou cerca de 9.800 funcionários, Salesforce, 9 mil funcionários, a Dell, como já vimos, 6.500 funcionários, Cisco, 4.100 funcionários, IBM, 3.900 funcionários, Twitter, 3.700 funcionários.
Entre diversas outras big techs que também deram adeus a alguns de seus colaboradores. Durante o ano passado, as empresas de tecnologia dos Estados Unidos demitiram cerca de 255 mil funcionários, segundo a estimativa feita pelo site layoffs.fyi.
O criador da plataforma, Roger Lee, no entanto, afirmou em entrevista ao jornal USA Today, que o número de demissões é muito maior do que o site revela.
“O número real é muito maior do que o que está no site, simplesmente porque a maioria das demissões não é relatada. E infelizmente não vejo essa onda de demissões acabando tão cedo“, comenta Lee.
Para nós, brasileiros, também há uma plataforma que informa o número de funcionários demitidos por empresas de tecnologia. Esse é o Layoffs Brasil.
Pelo site, foi possível mapear que desde 2022, até o momento atual, cerca de 6 mil funcionários foram demitidos por 40 empresas. Entre essas, grandes nomes, como C6 Bank, Loggi, XP e Buser.
As demissões acontecem, pois, durante a pandemia, com uma flexibilidade oferecida pelo trabalho 100% virtual, houveram diversas contratações.
Quando questionado sobre os cortes em sua equipe, Mark Zuckerberg conta que “no início da pandemia, o aumento do comércio eletrônico levou a um crescimento desproporcional da receita.
Muitas pessoas previram que isso seria uma aceleração permanente que continuaria mesmo após o fim da pandemia“.
No entanto, o criador da Meta afirma que o resultado não foi o que se esperava e, por esse motivo, ocorreu a demissão em massa.

-
Saúde2 dias atrás
Quem tem burnout, ansiedade ou depressão pode solicitar benefício do INSS?
-
Política22 horas atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo17 horas atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Casamento de Amado Batista e divisão de bens: esposa mais jovem tem direito à fortuna?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Inteligência artificial pode substituir profissões? Conheça 3 carreiras em risco
-
Tecnologia2 dias atrás
Ilumine seu jardim naturalmente: plantas que brilham no escuro já existem
-
Moedas2 dias atrás
Cédulas antigas do Brasil podem valer o mesmo que um carro popular
-
Empresas2 dias atrás
Lucro da Dimed sobe 1,3% no 4TRI24