Tecnologia
Bloqueio na Tela: YouTube limita vídeos para usuários de Adblockers
Nada satisfeito com o “jeitinho” que os usuários encontraram para se livrar das constantes publicidades nos vídeos, o YouTube reagiu e decidiu adotar uma medida extrema para contrapor essa investida.
A plataforma passou a bloquear o acesso a vídeos de usuários que utilizam os tais adblockers, ou seja, bloqueadores de anúncios publicitários. A empresa confirmou a informação, depois que uma série de relatos começaram a ser compartilhados nas redes sociais.
No último dia 27 de junho, foi compartilhado no Reddit a captura de tela de uma notificação do YouTube para um usuário com adblocker ativo. O texto do aviso informa que ele teria o player de vídeo travado e cancelado, se continuasse vendo vídeos com o bloqueador ativo.
A notificação dizia o seguinte: “Aparentemente, você está usando um bloqueador de anúncios. A reprodução de vídeos vai ser bloqueada exceto se você permitir publicidade no YouTube ou desativar a ferramenta”.
“Jeitinho”
O uso de adblockers no YouTube foi um jeito que os usuários encontraram para contrapor o excesso de publicidades e paralisações durante a reprodução das imagens. Isso, no entanto, não agradou em nada a plataforma.
A notificação dessas pessoas sobre a proibição do uso de bloqueadores começou em maior deste ano. A plataforma informou sobre a irregularidade ao utilizar esse mecanismo e apontou que a única solução para evitar anúncios seria a assinatura do YouTube Premium.
Nessa primeira fase de avisos, no entanto, não foi feito nenhum bloqueio de acesso dos usuários. Agora, pelo visto, a coisa mudou um pouco e ficou bem mais séria.
Suspensão
O bloqueio da reprodução de conteúdos para quem usa adblockers é uma realidade. Segundo o YouTube, essa é uma experiência que está sendo feita no mundo todo para incentivar a desativação dos bloqueadores.
O uso dessas ferramentas viola os Termos de Serviço da plataforma. Por isso, no entendimento da empresa, a notificação de suspensão não é necessariamente uma surpresa, mas uma consequência natural do descumprimento das regras.
Esse bloqueio, porém, não ocorre de maneira imediata. Ele só será adotado depois que o usuário ignorar repetidas notificações. Se você recorre a esse “jeitinho” para driblar as publicidades, é bom ficar atento.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp