Automobilística
BMW cria sistema de iFace em motocicletas para evitar furtos
Sistema de iFace destrava moto BMW somente com dados faciais do piloto.
Com avanço da tecnologia, alguns sistemas de segurança se tornaram ainda mais modernos e precisos. Um dos principais mecanismos de segurança é o iFace, disponível geralmente em aparelhos de celular e portarias digitais. Agora, essa tecnologia também chega as motos da marca BMW, referência no mercado automobilístico.
O processo de reconhecimento facial envolve a captura de uma imagem da face do indivíduo, que é então analisada por um software específico. Esse software identifica as principais características faciais, como a posição dos olhos, o formato do rosto e a distância entre o nariz e a boca, por exemplo.
Com base nessas características, o sistema cria um modelo digital único para cada pessoa, que pode ser utilizado para identificação posterior. A tecnologia iFace na BMW segue o mesmo padrão e consegue identificar o piloto mesmo usando capacete.
Esse é um método para que os furtos de motocicletas sejam mais dificultados, isso porque os modelos mais tradicionais de motocicletas têm tido seus sistemas de seguranças e travas facilmente burlados por terceiros.
Mas, assim como a maioria dos produtos da empresa BMW, os interessados devem estar preparados para um alto custo do produto. Além disso, quanto mais caro o automóvel, mais cara será sua cobertura de seguro.
Como funciona o sistema de iFace da BMW?
O motociclista não terá grandes dificuldades de ser identificado pelo sistema de segurança do iFace da BMW. O mecanismo de segurança faz a autenticação do piloto por meio da identificação da íris/córnea cadastrada.
Além disso, mesmo que o piloto opte por usar modelos de viseira diferentes, seja escura, fechada ou espelhada, ele será identificado, e assim que identificado, a motocicleta será destravada imediatamente e liberada para uso.
Créditos: BMW/Divulgação
Registro de invasores
Caso alguém tente roubar a motocicleta da BMW com iFace, terá seu rosto registrado pelo sistema, que enviará uma mensagem imediata para o call center da BMW com informações da localização geográfica do modelo.
Além disso, o mecanismo faz o scanner do rosto e da íris/córnea do invasor para que possa ser buscado no banco de dados da polícia.
A tecnologia tem sido testada na Alemanha e será lançada ainda este ano. Ainda não se sabe em qual período a novidade chegará ao Brasil.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga