Automobilística
BMW cria sistema de iFace em motocicletas para evitar furtos
Sistema de iFace destrava moto BMW somente com dados faciais do piloto.
Com avanço da tecnologia, alguns sistemas de segurança se tornaram ainda mais modernos e precisos. Um dos principais mecanismos de segurança é o iFace, disponível geralmente em aparelhos de celular e portarias digitais. Agora, essa tecnologia também chega as motos da marca BMW, referência no mercado automobilístico.
O processo de reconhecimento facial envolve a captura de uma imagem da face do indivíduo, que é então analisada por um software específico. Esse software identifica as principais características faciais, como a posição dos olhos, o formato do rosto e a distância entre o nariz e a boca, por exemplo.
Com base nessas características, o sistema cria um modelo digital único para cada pessoa, que pode ser utilizado para identificação posterior. A tecnologia iFace na BMW segue o mesmo padrão e consegue identificar o piloto mesmo usando capacete.
Esse é um método para que os furtos de motocicletas sejam mais dificultados, isso porque os modelos mais tradicionais de motocicletas têm tido seus sistemas de seguranças e travas facilmente burlados por terceiros.
Mas, assim como a maioria dos produtos da empresa BMW, os interessados devem estar preparados para um alto custo do produto. Além disso, quanto mais caro o automóvel, mais cara será sua cobertura de seguro.
Como funciona o sistema de iFace da BMW?
O motociclista não terá grandes dificuldades de ser identificado pelo sistema de segurança do iFace da BMW. O mecanismo de segurança faz a autenticação do piloto por meio da identificação da íris/córnea cadastrada.
Além disso, mesmo que o piloto opte por usar modelos de viseira diferentes, seja escura, fechada ou espelhada, ele será identificado, e assim que identificado, a motocicleta será destravada imediatamente e liberada para uso.
Créditos: BMW/Divulgação
Registro de invasores
Caso alguém tente roubar a motocicleta da BMW com iFace, terá seu rosto registrado pelo sistema, que enviará uma mensagem imediata para o call center da BMW com informações da localização geográfica do modelo.
Além disso, o mecanismo faz o scanner do rosto e da íris/córnea do invasor para que possa ser buscado no banco de dados da polícia.
A tecnologia tem sido testada na Alemanha e será lançada ainda este ano. Ainda não se sabe em qual período a novidade chegará ao Brasil.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho24 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Política10 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana