Empresas
BNDES aprova R$ 1,1 bi para exportação de jatos da Embraer
Fabricante brasileira de aeronaves.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 1,1 bilhão para a exportação de oito jatos comerciais da Embraer (EMBR3), modelos E190-E2 e/ou E195-E2, para a norte-americana Azorra. A empresa é especializada na aquisição e no arrendamento de aeronaves para companhias aéreas comerciais e já possui um histórico de parceria com a fabricante brasileira.
Segundo comunicado do BNDES, as aeronaves integram a carteira de encomendas da Embraer e serão entregues entre dezembro de 2024 e 2025. Este é o terceiro financiamento aprovado pelo banco para exportações da família E2 da Embraer destinadas à Azorra.
O apoio financeiro será realizado por meio do programa BNDES Exim Pós-embarque, no qual os desembolsos ocorrem em reais no Brasil, favorecendo a Embraer. A Azorra assumirá o compromisso de pagamento em dólares ao BNDES, contribuindo para a geração de divisas em moeda estrangeira para o país.
Embraer
A operação reflete a importância do setor aeronáutico brasileiro para o mercado internacional. “Somente em 2024, o BNDES aprovou o financiamento de exportação para 56 aeronaves da Embraer destinadas a diferentes mercados das Américas, Europa e Ásia”, destacou Aloizio Mercadante, presidente do banco.
Fundada em 1969, em São José dos Campos (SP), a Embraer é uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo e um ícone da indústria brasileira. A empresa é reconhecida por seu portfólio diversificado, que abrange jatos comerciais, executivos, de defesa e agrícolas.
A Embraer lidera no mercado de jatos regionais, com modelos que aliam eficiência operacional e tecnologias avançadas. Desde a privatização em 1994, a empresa tem expandido sua atuação global, com unidades de produção, centros de engenharia e escritórios nos principais mercados internacionais.
Além da aviação comercial, a Embraer é responsável pelo desenvolvimento de produtos como o cargueiro militar KC-390 Millennium e soluções inovadoras no campo da mobilidade aérea urbana, como o eVTOL, veículo elétrico de decolagem e pouso vertical.
A parceria com empresas como a Azorra reafirma o papel da Embraer como protagonista no setor aeronáutico mundial, consolidando o Brasil como exportador de alta tecnologia e inovação.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística1 dia atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
ChatGPT é mina de ouro! Veja 5 profissões que podem lucrar com IA