Conecte-se conosco

Economia

BNDES terá cartão de crédito para pequenos empresários e com aplicativo próprio

Novidade deve ser lançada até o final deste ano ou início de 2024. O foco é garantir financiamento com juros baixos e parcelamento de até 5 anos.

Publicado

em

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está com um projeto que deve surpreender os proprietários de pequenos negócios no Brasil. Isso porque o banco pretende lançar um novo cartão de crédito voltado para esse público, e que terá um aplicativo exclusivo para ele.

Os planos já estão bem avançados. A expectativa é conseguir colocar o produto no mercado até o fim deste ano ou, no máximo, primeiro semestre de 2024.

O novo cartão, segundo o diretor financeiro e de crédito digital para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) do banco, Alexandre Correa Abreu, é uma versão remodelada do Cartão BNDES, que se popularizou em 2002, mas que perdeu espaço e foi “engolido” pelos concorrentes, com o passar do tempo.

Agora, o banco retoma o plano, mas com foco em oferecer um produto moderno, que atende ao contexto atual do Brasil e que terá vantagens para as microempresas. Veja algumas delas abaixo:

Benefícios do futuro cartão do BNDES

Entre os benefícios do cartão, já sabemos que ele contará com:

  • aplicativo próprio para ele;
  • permitirá refinanciamento, mesmo em caso de não pagamento das dívidas;
  • para evitar inadimplência, ele terá o Fundo Garantidor para Investimentos (FGI).

Vale citar, ainda, que, segundo Abreu, os financiamentos por meio do novo Cartão BNDES poderão aumentar até 5 vezes com a reformulação feita pelo banco.

Números

Hoje, para se ter ideia, a instituição libera em torno de R$ 1 bilhão ao ano pelo cartão. Essa cifra é considerada baixa, se comparada com a carteira de crédito que chegou a R$ 479 bilhões no segundo trimestre deste ano.

Novos detalhes sobre o cartão devem ser divulgados nos próximos meses. Até porque, nem todas as características e benefícios já estão definidos. Ele segue em fase de reformulação e prestes a iniciar o processo de produção tecnológica.

A previsão é que, quando lançado, somente alguns benefícios sejam oferecidos, de imediato. O foco do produto, a princípio, é financiar equipamentos com juros mais baratos e possibilidade de parcelamento em até 5 anos.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS