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BOB, Pita e mais: o que os 'códigos secretos' no voo realmente querem dizer?

Esses códigos não só ajudam a manter a privacidade dos passageiros como também facilitam a comunicação entre a tripulação, especialmente em situações delicadas.

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Já se pegou curioso sobre o que a tripulação de um avião conversa durante o voo? Eles podem estar comentando sobre o tempo, o destino ou até mesmo sobre os passageiros. Mas o mais interessante é que têm um jeito todo especial de se comunicar: usando códigos secretos.

Jay Robert, um ex-comissário de bordo com 12 anos de experiência na Emirates, compartilhou com o Daily Mail alguns desses códigos e o que eles realmente significam.

Códigos secretos e o que significam

Jay Robert, que também é fundador da Fly Guy’s Cabin Crew Lounge, uma comunidade online para tripulantes, revelou que esses códigos são uma maneira de tornar o trabalho a bordo mais leve e divertido.

Vamos dar uma olhada em alguns deles.

  • BOB: Pode significar “Best on Board” ou “Babe on Board”, se referindo ao passageiro mais querido ou atraente aos olhos da tripulação.
  • Pita: Significa “Pain in the Backside”, aquele passageiro que está sempre reclamando.
  • ABP: “Able Bodied Passenger/Person”, ou seja, alguém com boa forma física que pode ajudar em emergências. Mas entre a tripulação, pode significar também alguém por quem se sentem atraídos.
  • SVML: “Suddenly Vegetarian Meal” é para o passageiro que decide ser vegetariano de última hora por não gostar da outra opção de refeição.
  • Mermaid: Ou “Sereia”, é usado para descrever alguém que ocupa mais de um assento para evitar que outros sentem ao seu lado.

Códigos oficiais

Além desses códigos informais, existem os códigos oficiais, regulados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que servem para identificar situações específicas, como:

  • Depa/Depu: Para indicar discretamente que um passageiro está sendo deportado.
  • INAD: “Inadmissible Passenger”, quando alguém é negado entrada em um país.
  • UM: “Unaccompanied Minor”, para crianças viajando sozinhas.
  • MEDA: “Medical Case”, em caso de emergência médica.
  • DPAX: “Disruptive Passenger”, para passageiros causando problemas.
  • DND: “Do Not Disturb”, quando alguém não quer ser incomodado.
  • EBL: “Eat Before Landing”, lembrete para comer antes de pousar.
  • CIP: “Commercial Important Person”, para VIPs a bordo.
  • SFU: “Suitable for an Upgrade”, quando um passageiro pode ser considerado para um upgrade.

Por que eles existem?

Esses códigos não só ajudam a manter a privacidade dos passageiros como também facilitam a comunicação entre a tripulação, especialmente em situações delicadas. Assim, eles conseguem manter tudo sob controle, preservando a harmonia e a segurança durante o voo. Então, quando estiver a bordo, fique atento. Quem sabe você não decifra algum desses códigos secretos?

Formada em Relações Públicas (UFG), especialista em Marketing e Inteligência Digital e pós-graduada em Liderança e Gestão Empresarial. Experiência em Marketing de Conteúdo, comunicação institucional, projetos promocionais e de mídia. Contato: iesney.comunicacao@gmail.com

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