Conecte-se conosco

Agronegócio

Bokashi e orquídeas: uma combinação incrível que você precisa conhecer!

O Bokashi é um adubo japonês super poderoso que funciona muito bem nas orquídeas. Saiba tudo sobre essa dupla!

Publicado

em

Você já conhece o Bokashi? Se gosta de ter e cultivar orquídeas, deveria conhecer. Esse é um adubo orgânico incrível, desenvolvido no Japão e trazido ao Brasil pelos imigrantes. O nome Bokashi significa “matéria orgânica fermentada”.

Esse poderoso aliado das plantas é feito a partir de uma mistura de ingredientes orgânicos de origem vegetal e/ou animal, como farelo de trigo, farinha de osso, torta de mamona, calcário e muito mais. Após misturados, eles passam por um processo de fermentação controlada com micro-organismos específicos.

Assim, o material com mais de 500 ingredientes orgânicos se transforma em um adubo muito rico em nutrientes e extremamente benéfico para o solo e as plantas. Inclusive, após ser utilizado nas mais variadas espécies, ele se provou muito eficaz no desenvolvimento das orquídeas.

Bokashi e orquídeas

Apesar de ter inúmeras funções e vantagens, como equilíbrio e nutrição do solo, combate e prevenção de vários tipos de pragas e doenças por meio dos micro-organismos vivos, além da melhora do desenvolvimento das plantas no geral, o Bokashi é um aliado poderoso para as orquídeas.

Desse modo, o melhor adubo existente se junta à família das flores mais queridas, gerando uma combinação poderosa para a jardinagem e agricultura nacional.

Atualmente, a família das orquídeas é uma das maiores de todas as botânicas, contando com cerca de 25 mil espécies, o que representa impressionantes 8% de todas as plantas com sementes. Esse número é o dobro da quantidade de aves e quatro vezes a quantidade de mamíferos em todo o planeta!

Apesar de estar presente em quase todos os continentes da Terra, as orquídeas preferem os países com clima tropical, de modo que os maiores destaques em número de espécies registradas são os que seguem:

  • Brasil: 2.590 espécies;
  • Nova Guiné: 2.717 espécies;
  • Equador: 3.549 espécies;
  • Colômbia: 4.010 espécies.

O mais curioso é que o uso das orquídeas é basicamente ornamental, exceto algumas variações muito específicas, como a Vanilla Planifolia, que é a planta da qual a baunilha é extraída. Essa família de flores é tão querida que existem até mesmo associações orquidófilas pelo mundo.

E agora você já sabe: se quiser ter orquídeas mais saudáveis, bonitas e produtivas, é uma boa ideia buscar o Bokashi ou aprender como produzi-lo em casa para ver as impressionantes diferenças.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS