Conecte-se conosco

Economia

Bolsa Família: famílias terão que contar com valor menor em 2023

Infelizmente, algumas famílias que dependem do benefício vão receber um valor menor no ano que vem. Entenda os motivos.

Publicado

em

Bolsa Família 2023: foi divulgado o calendário de saque em janeiro

Para as famílias que se beneficiam de programas sociais como o Auxílio Brasil, que deverá voltar a se chamar Bolsa Família em 2023, más notícias se aproximam. O valor pago a parte delas nos próximos meses poderá ser menor do que o do repasse feito atualmente.

Isso ocorrerá com os beneficiários que fizeram empréstimos consignados usando o benefício como garantia de pagamento. O Auxílio Brasil, assim como o Bolsa Família, são programas de cunho social dedicados a famílias em situação de vulnerabilidade, ou seja, pobreza e pobreza extrema.

Muitos desses cidadãos contam com essa renda mensal para garantir suas necessidades básicas. No entanto, aqueles que optaram por empréstimos consignados com ligação ao benefício deverão ter o valor do crédito descontado em janeiro do próximo ano e nos meses seguintes, até o pagamento total da dívida.

Mesmo com a troca de governo, o empréstimo continuará tendo suas parcelas abatidas do auxílio.

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil

O empréstimo consignado oferecido aos brasileiros que recebem o Auxílio Brasil foi regulamentado em setembro e liberado em outubro por mais de uma dezena de bancos. Nessa modalidade, as parcelas são ser descontadas em folha, diretamente do benefício do contratante.

Para que essas pessoas não sejam tão prejudicadas, o limite máximo disponível é de 40% do valor do auxílio. O programa oficialmente paga 400 reais, embora nos últimos meses tenha feito repasses de 600 reais. O motivo é que o acréscimo foi autorizado por um documento com validade somente para este ano.

Logo, serão descontados da conta do beneficiário até 160 reais, com uma taxa de juros máximas de 3,5% ao mês. O valor total do empréstimo pode ser parcelado em até 24 vezes.

Aqueles que optaram por contratar o crédito já tiveram descontos em duas parcelas, sendo elas referentes a novembro e dezembro. Assim, o esperado é que os abatimentos continuem ocorrendo no ano que vem, mesmo com a mudança de nome do programa social.

Os beneficiados que já contrataram o empréstimo estão recebendo 440 reais mensais e continuarão ganhando esse valor até que a dívida seja complemente quitada. Ainda não se sabe se será possível solicitar o consignado do Auxílio Brasil no próximo ano, visto que especialistas o novo governo são contra as condições da nova modalidade.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS