Conecte-se conosco

Economia

Bolsas europeias fecham mais uma sessão em alta com vacina e declarações do BCE

Índice pan-europeu STOXX 600 avançou 1%, acumulando ganhos de 6% nesta semana.

Publicado

em

As ações europeias fecharam em alta pela terceira sessão consecutiva nesta quarta-feira, com os temores sobre efeitos econômicos do aumento dos casos de Covid-19 dando lugar ao otimismo acerca de uma vacina experimental contra a Covid-19 e declarações estimulantes da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde.

O índice pan-europeu STOXX 600 avançou 1%, acumulando ganhos de 6% nesta semana, com agentes financeiros investindo em ações de serviços públicos e em papeis do setor de viagens, um dos segmentos mais afetados pela pandemia.

Os papeis de tecnologia, que operam na esteira de seus pares norte-americanos desde o tombo provocado pelo coronavírus em março, valorizaram-se 2%.

Deste março, o índice STOXX 600 já saltou quase 45%, em parte devido ao estímulo global recorde, mas ainda apresenta rentabilidade negativa de 6,5% no ano à medida que uma nova onda de casos da Covid-19 ameaça uma recuperação econômica.

Já o índice S&P 500 disparou quase 10% este ano e foi impulsionado a níveis recordes nesta semana depois que a farmacêutica Pfizer Inc informou que sua vacina experimental contra a Covid-19 mostrou eficácia de 90%.

Mais cedo, a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que o banco central se analisará mais compras de títulos emergenciais e empréstimos de baixo custo para os bancos em dezembro, quando irá preparar seu novo pacote de estímulo.

Índices

O índice Financial Times, em LONDRES, subiu 1,35%, a 6.382 pontos.

O índice DAX, em FRANKFURT, ganhou 0,4%, a 13.216 pontos.

O índice CAC-40, em PARIS, valorizou-se 0,48%, a 5.445 pontos.

O índice Ftse/Mib, em MILÃO, saltou 0,68%, a 20.993 pontos.

O índice Ibex-35, em MADRI, avançou 1,07%, a 7.793 pontos.

O índice PSI20, em LISBOA, teve alta de 1,87%, a 4.344 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS