Política
Bolsonaro declara que “boatos” de desarmonia geram alta nos combustíveis
Para solucionar problema de alta nos preços, mandatário vai recorrer ao STF para fixar uma alíquota única de ICMS nos estados.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante uma transmissão nas redes sociais nesta quinta-feira, 2, declarou que os “boatos de demissões” e de “desarmonia entre os poderes” têm sido a causa do aumento no preço dos combustíveis.
Leia mais: Governo Bolsonaro planeja microcrédito de até R$ 3 mil via Caixa Tem
“Eles (a imprensa) tentam desestabilizar o governo o tempo todo. Uma notícia dessa, por volta de 12h, mexe na bolsa, mexe no dólar e altera o preço do combustível. Causa inquietações no Brasil”, afirmou o mandatário.
A declaração veio em tom de reposta após o site “O Bastidor” publicar uma matéria dizendo que o ministro Marcelo Queiroga havia se demitido. O chefe da pasta da Saúde, por outro lado, negou a informação e disse que permanecerá no governo “enquanto Bolsonaro achar necessário”. Queiroga participou, inclusive, da live realizada pelo presidente horas depois.
Bolsonaro busca solucionar alta nos preços
Na tentativa de solucionar a problema dos aumentos nos combustíveis, Bolsonaro declarou que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para fixar uma alíquota única de ICMS, na uniformização do tributo nos estados.
Para isso, nesta sexta-feira, 3, a AGU pretende protocolar uma ação direta de inconstitucionalidade por omissão (ADO) na Corte, obrigando o Congresso Nacional a determinar uma alíquota única sobre o ICMS dos combustíveis e lubrificantes em todo o país.
Vale destacar que, atualmente, cada estado define o percentual do imposto aplicado sobre o preço dos combustíveis, como a gasolina, o diesel e o etanol.

-
Política9 horas atrás
Entenda por que a esposa do presidente é chamada de ‘primeira-dama’
-
Tecnologia16 horas atrás
Função pouco conhecida do Google Maps permite ver sua rua há anos atrás
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta: vírus em jogos de celular rouba dados e faz transferências via Pix
-
Agronegócio1 dia atrás
Esses 5 deslizes estão matando sua horta — aprenda a corrigi-los
-
Empresas2 dias atrás
Wilson Sons, Equatorial e Mater Dei anunciam dividendos
-
Finanças1 dia atrás
O que está por trás da fortuna de Musk e Gates? Especialista aponta padrões
-
Cotidiano2 dias atrás
Mais de 5 milhões de títulos eleitorais são cancelados; veja como regularizar
-
Economia2 dias atrás
INSS adota novas regras para proteger dados de segurados