Política
Bolsonaro declara que “boatos” de desarmonia geram alta nos combustíveis
Para solucionar problema de alta nos preços, mandatário vai recorrer ao STF para fixar uma alíquota única de ICMS nos estados.
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante uma transmissão nas redes sociais nesta quinta-feira, 2, declarou que os “boatos de demissões” e de “desarmonia entre os poderes” têm sido a causa do aumento no preço dos combustíveis.
Leia mais: Governo Bolsonaro planeja microcrédito de até R$ 3 mil via Caixa Tem
“Eles (a imprensa) tentam desestabilizar o governo o tempo todo. Uma notícia dessa, por volta de 12h, mexe na bolsa, mexe no dólar e altera o preço do combustível. Causa inquietações no Brasil”, afirmou o mandatário.
A declaração veio em tom de reposta após o site “O Bastidor” publicar uma matéria dizendo que o ministro Marcelo Queiroga havia se demitido. O chefe da pasta da Saúde, por outro lado, negou a informação e disse que permanecerá no governo “enquanto Bolsonaro achar necessário”. Queiroga participou, inclusive, da live realizada pelo presidente horas depois.
Bolsonaro busca solucionar alta nos preços
Na tentativa de solucionar a problema dos aumentos nos combustíveis, Bolsonaro declarou que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para fixar uma alíquota única de ICMS, na uniformização do tributo nos estados.
Para isso, nesta sexta-feira, 3, a AGU pretende protocolar uma ação direta de inconstitucionalidade por omissão (ADO) na Corte, obrigando o Congresso Nacional a determinar uma alíquota única sobre o ICMS dos combustíveis e lubrificantes em todo o país.
Vale destacar que, atualmente, cada estado define o percentual do imposto aplicado sobre o preço dos combustíveis, como a gasolina, o diesel e o etanol.

-
Política2 dias atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia2 dias atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga