Conecte-se conosco

Política

Bolsonaro declara que “boatos” de desarmonia geram alta nos combustíveis

Para solucionar problema de alta nos preços, mandatário vai recorrer ao STF para fixar uma alíquota única de ICMS nos estados.

Publicado

em

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante uma transmissão nas redes sociais nesta quinta-feira, 2, declarou que os “boatos de demissões” e de “desarmonia entre os poderes” têm sido a causa do aumento no preço dos combustíveis.

Leia mais: Governo Bolsonaro planeja microcrédito de até R$ 3 mil via Caixa Tem

“Eles (a imprensa) tentam desestabilizar o governo o tempo todo. Uma notícia dessa, por volta de 12h, mexe na bolsa, mexe no dólar e altera o preço do combustível. Causa inquietações no Brasil”, afirmou o mandatário.

A declaração veio em tom de reposta após o site “O Bastidor” publicar uma matéria dizendo que o ministro Marcelo Queiroga havia se demitido. O chefe da pasta da Saúde, por outro lado, negou a informação e disse que permanecerá no governo “enquanto Bolsonaro achar necessário”. Queiroga participou, inclusive, da live realizada pelo presidente horas depois.

Bolsonaro busca solucionar alta nos preços

Na tentativa de solucionar a problema dos aumentos nos combustíveis, Bolsonaro declarou que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para fixar uma alíquota única de ICMS, na uniformização do tributo nos estados.

Para isso, nesta sexta-feira, 3, a AGU pretende protocolar uma ação direta de inconstitucionalidade por omissão (ADO) na Corte, obrigando o Congresso Nacional a determinar uma alíquota única sobre o ICMS dos combustíveis e lubrificantes em todo o país.

Vale destacar que, atualmente, cada estado define o percentual do imposto aplicado sobre o preço dos combustíveis, como a gasolina, o diesel e o etanol.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS