Política
Bolsonaro declara que pedirá a Queiroga o fim do uso de máscaras no país
Mandatário declarou em entrevista que já solicitou ao ministro da Saúde um estudo acerca da desobrigação do item de proteção.
Durante entrevista a uma rádio do Vale Ribeira (SP), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou que pedirá ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, uma data que estabeleça o fim do uso obrigatório de máscaras de proteção contra a Covid-19.
Leia mais: Pix troco, saque offline e até sem saldo: 5 novidades anunciadas pelo BC
O mandatário declarou que já havia solicitado ao ministro um estudo acerca do assunto. Para ele, com a maior parte da população vacinada, e considerando aquelas que já tiveram a doença, o uso de máscaras de proteção não seria mais necessário.
Por outro lado, pesquisas científicas apontam que mesmo aqueles que já receberam uma dose da vacina ou já tiveram a doença em algum momento ainda podem ser infectadas com o vírus. Além disso, existem os casos de pessoas assintomáticas ou com sintomas leves que podem contaminar aquelas que ainda não foram imunizadas.
Até o momento, cerca de 60% da população brasileira recebeu ao menos uma dose da vacina contra o coronavírus. Porém, apenas 25% das pessoas estão completamente imunizadas.
Estados e municípios
Mesmo com o pedido de não obrigatoriedade do uso de máscaras por Bolsonaro, o chefe do executivo reforçou que medida é uma decisão a ser tomada por Estados e municípios, sem inferência da União.
Na mesma entrevista, o presidente voltou a atacar as vacinas, afirmando que são experimentais e que mesmo pessoas com duas doses estão ficando doentes. A crítica é direcionada à vacina chinesa CoronaVac, produzida pelo Butantan. De acordo com Bolsonaro, tanto o instituto quanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) “terão que responder sobre isso”.
Até o momento, dados apontam que a CoronaVac tem obtido eficácia em prevenir casos graves e mortes pela Covid-19. Contudo, os altos níveis de circulação da doença no país mantêm a contaminação, que tem afetado principalmente pessoas idosas e com comorbidades.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025