Conecte-se conosco

Agronegócio

Bonsai em casa: como cultivar a mini-árvore

Famosa árvore japonesa busca imitar a natureza dentro do ambiente doméstico.

Publicado

em

Se a sua intenção é plantar uma árvore em miniatura, o bonsai pode ser uma ótima opção! A prática japonesa busca imitar a natureza dentro do ambiente doméstico.

A palavra bonsai significa “cultivado em bandeja e vaso”. E, para plantar e cultivar o item, é necessário ter paciência. A própria filosofia japonesa defende que “o bonsai precisa ser feito com calma“. As plantas se desenvolvem ao longo de anos e exigem cuidados básicos, como rega e sol, poda de raízes e a aramação, que ajuda a a dar a forma de árvore adulta.

A seguir, você confere algumas dicas para o bom cultivo:

Leia mais: Cultive sua própria bucha vegetal

1. Escolha o bonsai ideal

Na hora de escolher o bonsai que mais te agrada esteticamente, opte pela planta mais velha, pois é mais fácil de cuidar. Com as mais novas, preste atenção no tronco. Se logo acima da raiz ele estiver bifurcado, será difícil dar cara de árvore para a planta.

Também tenha atenção com a qualidade da planta na loja. Se estiver com folhas caindo ou algum sinal de danificação, ela pode ser difícil de ser recuperada.

2. Controle o tamanho
Para que a árvore permaneça pequena, é preciso ter atenção à raiz. Mesmo no vaso, as raízes continuam crescendo e, por isso, é necessário fazer a poda com intervalos de alguns anos. Caso contrário, a planta pode adoecer e morrer.

Quando a água da rega não é absorvida ou quando as raízes ficam visíveis, é sinal de que é hora de podar as raízes do bonsai. Mas, cuidado! É importante eliminar as raízes que estão emaranhadas e preservar as centrais, mantendo mais de 2/3 da planta para que ela tenha condições de se recuperar.

Além das raízes e galhos, as folhas também precisam ser podadas. A ideia é exatamente imitar o formato da árvore na natureza, se limitando a cortar um quarto dos galhos e um terço das folhas. E, à medida que a planta se recupera, ir avançando na poda de acordo com os planos estéticos.

3. Aramação
Também é preciso usar arames para fazer com que a árvore ganhe o formato desejado e entortar os galhos e até o tronco. O ideal é deixar o arame de fios de cobre maleáveis por cerca de dois meses no galho, deixar a planta se recuperar e aí voltar a tentar dar forma para ela.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS