Cotidiano
Brasil começa a exigir visto de turistas da Austrália, Canadá e dos EUA
Decreto nº 11.875/2024.
A partir da próxima quarta-feira (10), os cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos que possuem passaporte comum deverão apresentar visto para ingressar no Brasil. Esta exigência será aplicada em portos, aeroportos e fronteiras terrestres.
Inicialmente prevista pelo Decreto nº 11.875/2024 para o dia 10 de janeiro, a implementação foi adiada para abril. O Ministério de Relações Exteriores (MRE) justificou o adiamento como necessário para finalizar o processo de implementação do sistema e evitar impactos negativos no turismo brasileiro durante a alta temporada de viagens no início do ano.
Essa nova exigência de visto reverte a decisão do governo anterior, sob o presidente Jair Bolsonaro, que dispensou a necessidade de visto para turistas norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses em março de 2019. Essa medida foi tomada unilateralmente, pois os brasileiros ainda precisavam de visto para visitar esses países, conforme as regras em vigor em cada um deles. O MRE, no entanto, destaca que a política diplomática brasileira se baseia na reciprocidade de ações, incluindo a exigência de vistos.
Visto de turistas
Em maio de 2023, o Japão foi removido dessa lista após Brasil e Japão concordarem em dispensar a exigência de vistos tanto para brasileiros que visitam o Japão quanto para japoneses que visitam o Brasil. Essa isenção recíproca entrou em vigor em setembro do mesmo ano, valendo para estadias de até 90 dias.
A Embratur, em colaboração com operadores turísticos e companhias aéreas nos três países afetados, está divulgando a necessidade do visto para turistas a partir de 10 de abril. O conteúdo produzido será distribuído em várias plataformas, incluindo vídeos, peças de redes sociais, um site dedicado, e-mails e cartazes nos postos diplomáticos brasileiros, além de informações nos sites das embaixadas brasileiras.
A partir de 10 de abril, os turistas desses três países interessados em visitar o Brasil devem solicitar o visto eletrônico, conhecido como e-Visa, através do site https://brazil.vfsevisa.com, com uma taxa de emissão de US$ 80,90. Este visto eletrônico dispensa a necessidade de comparecimento aos consulados brasileiros. Os requerentes podem enviar a documentação necessária, como fotos recentes, digitalmente e receberão o visto por e-mail. Ao entrar no Brasil, precisarão apresentar apenas o passaporte válido e uma cópia impressa do visto temporário.
e-Visa
É recomendável solicitar o e-Visa com antecedência para evitar problemas durante a viagem devido a atrasos ou conexões perdidas. Este visto permitirá múltiplas entradas e terá a mesma validade dos vistos convencionais: dez anos para norte-americanos e cinco anos para canadenses e australianos.
As novas regras se aplicam a estadias de até 90 dias, podendo ser prorrogadas pelo mesmo período, desde que não ultrapassem 180 dias a cada 12 meses. Em caso de dúvidas sobre o e-Visa, os cidadãos desses países podem entrar em contato através do e-mail brazilevisa@vfsglobal.com, fornecendo informações detalhadas sobre o problema enfrentado.
(Com Agência Brasil).

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia24 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia22 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR