Política
Brasil e 121 países fecham acordo para aumentar investimentos estrangeiros
MDIC.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou que o Brasil e mais 121 países concluíram um acordo de facilitação de investimentos em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. A informação é do Estadão.
De acordo com o ministério, o objetivo do acordo é simplificar as operações entre os países signatários, fornecendo maior previsibilidade aos investidores e promovendo a conduta empresarial responsável nas operações internacionais.
A secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, que representa o MDIC na conferência de Dubai, destacou a importância do estabelecimento de padrões globais mínimos para transparência, simplificação e facilitação de investimentos, além da prevenção de disputas. Ela ressaltou que o acordo também inclui cláusulas que obrigam os países a exigirem compromissos sociais e ambientais dos investidores.
Investimentos estrangeiros
O acordo, denominado Acordo sobre Facilitação de Investimentos para o Desenvolvimento (AFID), foi elaborado desde 2017, com a participação ativa do Brasil, que possui experiência reconhecida nessa área. O país tem firmado Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) em nível bilateral e regional desde 2012, o que o tornou um ator chave nas negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Conforme estimativas da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o AFID tem potencial para impulsionar o PIB brasileiro em 2,1% ao longo de cinco anos, gerando mais de 160 mil empregos e aumentando os investimentos em 5,9%. Uma pesquisa do Banco Mundial revela que 82% dos investidores consideram a transparência e a previsibilidade na conduta dos órgãos públicos como fatores importantes ou criticamente importantes para suas decisões de investimento.
Acordo
A assinatura do acordo precede a abertura da 13ª Conferência Ministerial da OMC, que terá início amanhã e continuará até quinta-feira. A delegação brasileira em Abu Dhabi é liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e conta com a participação do Ministério da Agricultura e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, além do MDIC.

-
Loterias1 dia atrás
Em busca de prêmio de R$ 55, casal britânico descobre fortuna de R$ 6 milhões
-
Tecnologia2 dias atrás
Conheça funções secretas e botões ocultos no celular que facilitam a vida
-
Economia1 dia atrás
Casamento de Jeff Bezos reúne lista de convidados que supera o PIB de muitos países
-
Economia2 dias atrás
Mexeram no VR e no VA! Veja se seu bolso vai sentir o baque
-
Finanças1 dia atrás
Se você ganhou na loteria, parabéns! Agora saiba o que fazer para não perder tudo
-
Mercado de Trabalho22 horas atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Carreira2 dias atrás
Falar bem muda tudo: 5 truques de oratória para conquistar o ouvinte em qualquer situação
-
Economia15 horas atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais