Conecte-se conosco

Economia

Brasil e Angola assinam acordos de transferência de tecnologia

Parceria em projetos estratégicos.

Publicado

em

Os governos do Brasil e de Angola assinaram dia 6 dois acordos bilaterais durante o Fórum Empresarial Agro Brasil-Angola, realizado em Luanda. Os documentos, formalizados pelos ministros da Agricultura dos dois países, Carlos Fávaro, do Brasil, e Issac dos Anjos, de Angola, têm como objetivo fomentar o comércio, os investimentos e a cooperação tecnológica no setor agropecuário.

O primeiro instrumento, uma carta de intenções, estabelece um marco para o desenvolvimento de projetos estratégicos no setor agropecuário e agroindustrial. De acordo com o Ministério da Agricultura brasileiro, o documento prevê a formulação de uma carteira conjunta de projetos entre os dois países, com ações voltadas ao fortalecimento das cadeias produtivas e à promoção do comércio e investimentos bilaterais.

“Esse esforço coordenado busca estimular o desenvolvimento sustentável e a integração das cadeias produtivas de ambos os países, gerando benefícios mútuos”, destacou o ministério em nota.

O segundo documento, a Troca de Notas, atualiza um memorando de entendimento assinado durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Angola, incluindo formalmente no acordo entidades como a Embrapa, o Instituto de Investigação Agronômica (IIA) e o Instituto de Investigação Veterinária (IIV) de Angola.

Brasil e Angola

Segundo o ministro Carlos Fávaro, a participação da Embrapa no acordo permitirá a transferência de tecnologias voltadas à agricultura tropical, favorecendo o aumento da produtividade e a sustentabilidade das práticas agrícolas nos dois países.

“A inclusão formal da Embrapa fortalece a cooperação tecnológica e abre caminho para que Angola se beneficie de soluções inovadoras já amplamente aplicadas no Brasil. Esse intercâmbio é estratégico para o avanço das nossas relações”, afirmou Fávaro.

O Fórum Empresarial Agro Brasil-Angola reforça o compromisso de ambos os países em ampliar parcerias no setor agropecuário, essencial para o desenvolvimento econômico e social. Com a assinatura dos acordos, Brasil e Angola dão um passo importante para a integração de suas cadeias produtivas e para a construção de uma agenda sustentável e inovadora no campo.

(Com Agências).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS