Economia
Brasil e Chile firmam acordo para ampliar participação de MPEs
Micro e pequenas empresas.
Brasil e Chile deram, dia 22, um passo importante para ampliar a presença de micro e pequenas empresas (MPEs) no comércio bilateral. Durante a visita oficial do presidente chileno Gabriel Boric a Brasília, foi assinado um Memorando de Entendimento entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço de Cooperação Técnica (Sercotec), entidade responsável pelo apoio a pequenos negócios no Chile.
O objetivo do acordo é fortalecer a internacionalização dos pequenos empreendimentos por meio do intercâmbio de experiências e boas práticas, apoio a diagnósticos de negócios, incentivo à participação feminina na economia, assistência com informações de mercado e promoção da transição verde. A parceria também prevê a ampliação da capacidade das empresas de aproveitarem as oportunidades do Acordo de Livre Comércio (ALC) entre os dois países, em vigor desde janeiro de 2022.
“Acabamos de assinar um acordo com o Chile, com a entidade responsável pelo setor. As micro e pequenas empresas representam quase a totalidade do empreendedorismo no país. Por isso, estamos juntos para assumirmos o desafio da internacionalização das nossas economias”, afirmou o presidente do Sebrae, Décio Lima.
Brasil e Chile
O Brasil é atualmente o terceiro maior fornecedor de produtos para o mercado chileno, com 11% de participação. Por outro lado, o Chile figura como o sexto principal destino das exportações brasileiras, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Em 2023, o intercâmbio comercial entre os dois países somou US$ 12,25 bilhões — valor superior ao registrado nas trocas comerciais do Brasil com países como França e Itália.
No campo do turismo, a relação também é forte: o Chile foi o terceiro maior emissor de turistas para o Brasil no ano passado, enquanto os brasileiros foram o segundo maior grupo de visitantes no Chile.
A economista e gerente-geral do Sercotec, María José Becerra Moro, destacou a relevância do acordo firmado: “Estamos honrados. É um momento histórico este convênio com o Brasil e o Sebrae, que nos permitirá avançar para reduzir brechas em digitalização, gênero, sustentabilidade e em processos de inclusão produtiva”.
Respaldo institucional
A iniciativa também conta com respaldo institucional. Os dois países mantêm um Comitê de Micro, Pequenas e Médias Empresas com representantes dos respectivos ministérios e órgãos de relações exteriores. O grupo atua na formulação de medidas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios nos dois lados da cordilheira.
Com o novo acordo, Brasil e Chile reforçam o compromisso de estimular a competitividade e a inserção internacional das MPEs, consideradas motor da geração de emprego e renda em ambos os países — no Chile, esses empreendimentos respondem por mais de 65% dos postos formais de trabalho.
(Com Agência Sebrae).

-
Finanças1 dia atrás
Mesmo negativado, você pode pedir empréstimo pelo WhatsApp
-
Economia21 horas atrás
Governo altera Bolsa Família e intensifica controle familiar
-
Empresas2 dias atrás
Quais os direitos dos passageiros da Voepass após o fim das operações da empresa?
-
Empresas1 dia atrás
20 startups brasileiras estão bombando e chamaram a atenção do LinkedIn
-
Carreira1 dia atrás
Sem dívidas nem chefe: o que estudar agora para ter independência financeira até 2030?
-
Economia11 horas atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Agronegócio7 horas atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia4 horas atrás
Está de malas prontas? Saiba como o novo IOF impacta viagens internacionais e o que fazer agora