Política
Brasil e China assinam acordo que estende validade de vistos; saiba mais
Acordo bilateral.
Dia 19, Brasil e China assinaram um acordo bilateral de cooperação que estende a validade dos vistos para passaportes de cidadãos dos dois países para um período de dez anos, o dobro do prazo atual de cinco anos. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, formalizaram o acordo durante a visita oficial de Wang Yi ao Palácio do Itamaraty. O objetivo é facilitar viagens, promover contatos diretos entre as comunidades empresariais e impulsionar o turismo entre os dois países.
Essa visita de dois dias marca o início das comemorações dos 50 anos de estabelecimento das relações diplomáticas sino-brasileiras, que serão oficialmente celebradas em 15 de agosto.
Durante a reunião, o chanceler Mauro Vieira reafirmou o apoio do Brasil à China unificada, conforme declarado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua viagem de Estado à China em abril de 2023. O ministro destacou o histórico apoio brasileiro ao princípio de uma só China, conforme registrado na declaração conjunta adotada pelos presidentes Lula e Xi Jinping na visita presidencial à China em abril de 2023.
Brasil e China
A declaração ocorre após a recente eleição presidencial em Taiwan, onde o candidato do Partido Democrático Progressista, Lai Ching-te, foi eleito presidente. É importante observar que a China considera Taiwan como parte de seu território.
Na agenda internacional, os chanceleres discutiram crises como as guerras na Ucrânia e Rússia, bem como o conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. O ministro brasileiro ressaltou a importância de Brasil e China contribuírem para a solução desses graves conflitos.
Mauro Vieira também anunciou uma série de encontros políticos, acadêmicos e culturais entre Brasil e China em 2024, como parte das celebrações do 50º aniversário das relações bilaterais. Além disso, confirmou a presença do presidente da China, Xi Jinping, no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro durante a Cúpula de Líderes do G20, que está sob a presidência do Brasil este ano.
(Com Agência Brasil).
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp