Cotidiano
Brasil e EUA firmam acordo para troca de informações sobre deportação
Logística dos voos de repatriação.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou DIA 29 a criação de um grupo de trabalho conjunto com a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília para aprimorar a troca de informações sobre brasileiros deportados e a logística dos voos de repatriação. O objetivo da medida é garantir um tratamento seguro e digno aos passageiros ao longo do processo de retorno ao país.
Segundo o MRE, o acordo prevê a implantação imediata de uma linha direta de comunicação entre os integrantes do grupo de trabalho, permitindo o monitoramento em tempo real dos voos que trazem brasileiros deportados dos Estados Unidos.
A decisão de formalizar o grupo de trabalho surgiu após uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros no Palácio do Planalto. No encontro, o governo também anunciou a instalação de um posto de acolhimento humanitário no Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais, principal ponto de desembarque dos voos fretados pelo governo norte-americano.
Brasil e EUA
A iniciativa ganhou urgência após um incidente recente envolvendo um voo com 88 brasileiros deportados. Relatos indicam que os passageiros permaneceram algemados durante todo o trajeto, sofreram agressões de agentes norte-americanos e enfrentaram privação de comida e acesso ao banheiro. Além disso, problemas técnicos afetaram o sistema de ar-condicionado da aeronave, forçando pousos não programados.
Em uma das paradas, em Manaus, na sexta-feira (24), a Polícia Federal determinou a retirada das algemas dos passageiros, que foram transferidos para um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino a Belo Horizonte, onde chegaram no sábado (25). Este foi o primeiro voo de deportação de brasileiros desde a posse do presidente Donald Trump, que reforçou sua política de tolerância zero contra a imigração ilegal.
Na segunda-feira (27), a secretária de Comunidades Brasileiras no Exterior e Assuntos Consulares e Jurídicos do MRE, Márcia Loureiro, reuniu-se com Gabriel Escobar, encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, para tratar do tema. O encontro, ocorrido no Palácio do Itamaraty, representa um gesto diplomático que expressa o descontentamento do governo brasileiro com a forma como as deportações vêm sendo conduzidas.
(Com Agência Brasil).

-
Mundo14 horas atrás
Homem faz descoberta inesperada em estacionamento; veja o que era
-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Vale-alimentação: trabalhador tem direito ao benefício nas férias?
-
Agronegócio2 dias atrás
Descubra o segredo para fazer e replantar mudas de zamioculca do jeito certo
-
Economia2 dias atrás
Quais benefícios do INSS podem ser acumulados? Veja a lista
-
Agronegócio1 dia atrás
Entenda o que é a geada negra e seus impactos na agricultura
-
Empresas1 dia atrás
Após Nestlé adquirir Kopenhagen, quanto custa uma franquia da marca?
-
Saúde12 horas atrás
É possível reprovar no exame admissional?
-
Empresas1 dia atrás
Se o ChatGPT é de graça, como a OpenAI ganha dinheiro?