Conecte-se conosco

Economia

Brasil sobe para 25ª posição em ranking global da indústria

Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial.

Publicado

em

O Brasil recuperou em 2024 a 25ª colocação no ranking mundial da indústria de transformação, elaborado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido). O resultado marca a melhor posição do país desde 2019 e representa um salto expressivo em relação a 2023, quando o Brasil aparecia em 45º lugar.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, comemorou o desempenho e destacou o papel estratégico da instituição pública na recuperação da indústria brasileira. Segundo ele, o avanço é reflexo direto de políticas públicas articuladas pelo governo federal, como o programa Nova Indústria Brasil (NIB).

“Em dois anos, no BNDES, já aprovamos mais de R$ 196 bilhões em 145,5 mil operações de crédito dentro da NIB — mais de 70% do total previsto para o programa até o fim do governo”, afirmou Mercadante, em nota divulgada nesta segunda-feira (8).

Ranking global da indústria

O presidente do BNDES também ressaltou que, em 2024, o setor industrial ultrapassou o agronegócio em volume de crédito aprovado pela instituição, algo que não ocorria desde 2017. “Esse dado indica uma melhoria na qualidade do crédito disponibilizado pelo banco”, avaliou.

Segundo Mercadante, diversos segmentos industriais registraram resultados recordes nas operações com o BNDES. Entre eles, o setor de fármacos, que alcançou patamar histórico; o setor automotivo, que obteve o maior volume de crédito desde 2017; e a indústria de biocombustíveis, que recebeu o segundo maior volume de crédito da história do banco. Exportações industriais também tiveram o melhor desempenho desde 2014.

A melhora na colocação do Brasil no ranking da Unido é mais um indicativo, segundo Mercadante, do esforço do governo Lula em promover a neoindustrialização do país com foco na inovação, sustentabilidade e geração de empregos.

(Com Agência Brasil).

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS