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Brasileiros estão mais atentos a produtos e serviços bancários e escolhendo melhor

A educação financeira explodiu nos últimos anos

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Brasileiros estão mais atentos a produtos e serviços bancários e escolhendo melhor

Os brasileiros estão mais atentos a produtos e serviços bancários e, por conta disso, escolhendo melhor a instituição que vai gerir suas finanças.

Isso porque, dentre outros fatores, a educação financeira está em todas as plataformas: sites, YouTube, portais de notícia e segmentado.

Essa enxurrada de informação favorece tanto o mercado quanto o cidadão que está procurando uma opção menos custosa e mais rentável para movimentar seu dinheiro.

Levantamento do Banco Pan destaca que para 24% dos brasileiros das classes C, D e E, a confiança naquela instituição é a coisa mais importante.

O mais curioso é que nas versões da pesquisa feitas em 2019 e 2020, menos de 1% dos entrevistados citavam a confiança no banco como o fator mais importante.

Brasileiros estão mais atentos a produtos e serviços bancários e escolhendo melhor

Brasileiros

Segundo o levantamento, a principal razão para a escolha da instituição financeira é por ser o banco onde aquele trabalhador recebe o salário (citado por 37% das pessoas). No entanto, em 2020, essa razão foi citada por 49% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparece a isenção de tarifas, apontada por 29% das pessoas (no ano passado era 28%). Em terceiro aparece “por ser um banco digital”, citada por 28% (contra 31% em 2020).

Entre os mais ricos, a principal razão também é por ser o banco onde recebem o pagamento, apontada por 43% dos entrevistados (ano passado eram 46%). Em segundo lugar, no entanto, também aparece a confiança, apontada por 31%. Em 2020, o número de pessoas que citava essa razão também não chegava a 1%. Em terceiro lugar aparece a opção “por ser um banco digital” (citada por 29% contra 27% de 2020).

O levantamento também mostrou o aumento da confiança em bancos e transações digitais. A maioria dos entrevistados considerou a abertura de contas por meio de aplicativos algo sem risco (39% acreditam ser “totalmente confiável” e 30%, “confiável”).

O uso de aplicativos para transferências entre contas também ganhou força segundo a pesquisa. Nela, 77% dos respondentes disseram que usam esse serviço com frequência. No ano passado, esse número era de 72% e em 2019, 51%.

Já o uso do app para pagamento de contas caiu um pouco em relação a 2020. 68% das pessoas citaram que usam o serviço. No ano passado, eram 72%. Já para depósitos o crescimento foi pequeno: 43% afirmaram que usam o aplicativo contra 42% do ano passado.

Participaram da pesquisa mais de 1.500 pessoas. A margem de erro máxima era de 2,1%, com intervalo de confiança de 95%.

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