Política
Brasília terá 2 mil PMs na Esplanada neste 8 de janeiro
Objetivo é evitar confrontos e depredações.
Apesar da ausência de ameaças identificadas à segurança do evento marcado para o próximo dia 8 de janeiro, mais de 2 mil policiais militares do Distrito Federal estão programados para realizar o patrulhamento ostensivo em Brasília nesse dia. Este número é quase quatro vezes maior do que o registrado no último 8 de janeiro, quando 580 PMs foram empregados na Esplanada, conforme relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigou os eventos ocorridos naquele dia.
A estratégia para garantir a segurança da Esplanada no próximo 8 de janeiro foi acordada entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Governo do Distrito Federal (GDF), que assinaram um protocolo de ações de segurança no Palácio do Buriti, sede do GDF, em Brasília, nesta quinta-feira (8).
O ministro interino da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, afirmou que, até o momento, não há informações que gerem grande preocupação. Ele ressaltou que todas as medidas estão sendo tomadas para assegurar um 8 de janeiro de celebração democrática histórica no Brasil. Cappelli enfatizou que não há possibilidade de repetição dos eventos de 8 de janeiro de 2023, devido à forte reação da sociedade e dos Poderes na ocasião, que estabeleceu limites claros.
Brasília
O protocolo assinado pelos governos federal e do DF define o planejamento e as prioridades de atuação de cada órgão, incluindo efetivo policial e organização do trânsito, com foco no evento no Senado que ocorrerá na data mencionada.
Além dos 2 mil policiais militares do DF mobilizados, o plano de segurança inclui o emprego de 250 agentes da Força Nacional, que ficarão de prontidão no Ministério da Justiça. A Esplanada ficará fechada no dia 8 na altura da Avenida José Sarney, antes da Alameda dos Estados, próxima ao Congresso Nacional.
Mesmo sem detecção de ameaças, a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão, afirmou que haverá agentes em número suficiente para lidar com qualquer situação. Ela expressou a expectativa de um dia tranquilo e monitorado na capital.
Segurança reforçada
A segurança reforçada é destinada ao evento no Congresso Nacional, marcando o primeiro ano desde o 8 de janeiro anterior, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro promoveram uma tentativa frustrada de golpe de Estado, inconformados com o resultado do processo eleitoral.
O ministro Ricardo Cappelli destacou que as manifestações políticas não serão reprimidas, desde que não representem ameaça às instituições. Ele enfatizou a diferença entre manifestações democráticas e tentativas de golpe de Estado, reiterando o compromisso de garantir a liberdade de expressão.
O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Alencar, responsável pela segurança na Esplanada dos Ministérios no dia 8 de janeiro, assegurou que os eventos de 2023 não se repetirão, graças ao trabalho de inteligência que vem sendo realizado.
Protocolo
Além da assinatura do protocolo de segurança, o Ministério da Justiça e Segurança Pública entregou 20 viaturas, armamentos, fardas, drones e outros equipamentos para as forças de segurança do Distrito Federal, como parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), com um investimento total de R$ 3,6 milhões. O Pronasci 2, lançado em março deste ano, visa integrar as forças de segurança nacional e estaduais, proporcionando equipamentos para as polícias em todo o país.
(Com Agência Brasil).

-
Economia1 dia atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Agronegócio1 dia atrás
Brasil vai congelar? Massa de ar polar coloca colheitas em risco com frio histórico
-
Tecnologia2 dias atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Finanças2 dias atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Economia1 dia atrás
É verdade que o Pix Automático vai substituir cartões de débito e crédito?
-
Economia10 horas atrás
Casamento de Jeff Bezos reúne lista de convidados que supera o PIB de muitos países
-
Finanças2 dias atrás
Truque com cartão coloca brasileiros em viagens aéreas de 1ª classe por centavos
-
Tecnologia14 horas atrás
Conheça funções secretas e botões ocultos no celular que facilitam a vida