Ações, Units e ETF's
Braskem (BRKM5) pede esclarecimento à Petrobras (PETR4) sobre participação acionária
Petroquímica estava no processo de desinvestimento da petroleira até pouco tempo.
A Braskem (BRKM5) informou, há pouco, que solicitou esclarecimento à Petrobras (PETR3; PETR4) a respeito de notícias veiculadas na imprensa nacional a respeito da participação societária da estatal na companhia, que resultou na divulgação de comunicado ao mercado da Petrobras mais cedo.
No documento, a petroleira elencou que “se reuniu com executivos do fundo Apollo e da Adnoc, ocasião em que foi discutida a posição da Petrobras no setor petroquímico brasileiro, que está no momento em processo de análise no âmbito da elaboração do seu Plano Estratégico 2024-28”.
A Petrobras reafirmou que não está conduzindo nenhuma estruturação de operação de venda no mercado privado e que não houve qualquer decisão da Diretoria Executiva ou do Conselho de Administração em relação ao processo de desinvestimento ou de aumento de participação na Braskem.
“Nesse sentido, a companhia esclarece que decisões sobre investimentos e desinvestimentos são pautadas em análises criteriosas e estudos técnicos, em observância às práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis”, ressaltou.
Por fim, disse que seguirá apoiando os acionistas e manterá o mercado informado sobre desdobramentos relevantes, em cumprimento com as legislações aplicáveis.
Braskem (BRKM5) e Petrobras (PETR4)
Vale lembrar que a Braskem é um empreendimento que a Petrobras detém metade do controle e a Novonor (ex-Odebrecht) detém a outra metade.
O ativo estava no processo de desinvestimento de ambas as companhias até o final do governo do presidente Jair Bolsonaro.
Desde janeiro de 2023, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a presidência da República, ele optou por suspender todos os processos de desinvestimentos de empresas públicas.
Esta é a razão pela qual as interessadas na aquisição da Braskem estão tendo um pouco mais de dificuldades em levar a operação adiante.
Ainda assim, como metade do conselho de administração é oriundo do governo anterior, é possível que estes controladores consigam cativar os demais para darem prosseguimento ao processo de desinvestimento.
BR Distribuidora
A BR Distribuidora é exemplo desse desinvestimento. A companhia foi privatizada e hoje é a Vibra Energia (VBBR3).
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp