Agronegócio
Bucha vegetal: Do plantio ao banho, aprenda a cultivar a sua
A bucha vegetal é uma planta bastante versátil e sustentável, amplamente utilizada como esponja natural para a limpeza do corpo na hora do banho e até mesmo de utensílios domésticos.
Ao optar por cultivar sua própria bucha vegetal, você contribui para a redução do uso de plásticos descartáveis, além de aproveitar os benefícios naturais que a planta oferece. A seguir, você encontra um guia prático para plantar e utilizar a bucha vegetal em sua casa.
Como cultivar bucha vegetal em casa
Escolha da semente
A bucha vegetal é uma planta trepadeira que pertence à família das cucurbitáceas, assim como a abóbora e o pepino. Para plantá-la, você pode adquirir sementes em lojas de jardinagem ou on-line.
Mas, atenção, é importante se certificar de que as sementes estejam frescas e em boas condições para que sua planta se desenvolva bem.
Preparação do solo
Para acomodar sua bucha vegetal, escolha um local ensolarado em seu jardim ou varanda, com solo bem drenado. Prepare o solo removendo ervas daninhas e adicionando terra preta.
Plantio das sementes
Plante as sementes de bucha vegetal a uma profundidade de 2 cm no solo. Deixe uma distância de aproximadamente 1 metro entre as mudas, para que elas tenham espaço suficiente para crescer e se desenvolver.
Cuidados com a planta
Mantenha o solo levemente úmido, regando, em média, uma vez na semana, cuidando para que sua planta não fique seca por muito tempo, especialmente durante períodos secos.
Quando a planta atingir cerca de 30 cm de altura, forneça suporte, como uma treliça, para que ela se enrole e cresça verticalmente.
Suas buchas vegetais estarão prontas para a colheita quando a casca estiver seca e começar a se soltar da polpa. Corte as buchas com uma tesoura, deixando um pedaço do caule.
Em seguida, remova a casca seca e as sementes, deixando apenas a esponja fibrosa. Antes de utilizá-la, lave bem em água corrente para remover qualquer resíduo da bucha.
Utilidades da bucha vegetal
A bucha vegetal pode ser utilizada como esponja natural para a limpeza do corpo durante o banho, e até mesmo para lavar louças e utensílios domésticos.
É uma opção eco-friendly, pois é biodegradável e não causa danos ao meio ambiente. Além disso, possui propriedades esfoliantes suaves, ajudando a remover células mortas e estimulando a circulação da pele.

-
Tecnologia23 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho7 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Finanças2 dias atrás
Precisando economizar? Esses truques simples vão te ajudar com isso
-
Economia1 dia atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo1 dia atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial