Conecte-se conosco

Automobilística

BYD prestes a desbancar a Honda no mercado: Será que isso vai acontecer?

Montadora avança na venda de carros no mundo todo e ganha posições significativas no ranking das maiores do mercado.

Publicado

em

A montadora chinesa BYD está mostrando cada vez mais força e resistência no mercado de veículos, e isso tem alertado a concorrência, já que a estratégia atual da empresa envolve a ampliação da presença dela em outros países.

Vale lembrar, por exemplo, que a BYD avançou tanto na China que conseguiu derrubar o reinado de 28 anos da Volkswagen.

A fabricante caminha agora para se tornar a terceira maior marca de carros do mundo, e sabe o que isso significa? Simplesmente que ela vai ultrapassar a Honda.

Se alguém dissesse, anos atrás, que isso aconteceria em tão pouco tempo, com certeza muita gente não acreditaria. Mas, de acordo com um levantamento feito pela TrendForce, a Byd conta hoje com 4,8% de market share no mundo.

Esse resultado já é o suficiente para colocá-la à frente de empresas “grandonas” do mercado, como Hyundai (4,3%), Ford (4,2%) e Chevrolet (4%).

Fora isso, ele demonstra também como ela já está na cola da Honda, que possui 4,9%, com uma diferença mínima, somente.

Líderes do mercado

Se a chinesa mantiver o ritmo de crescimento, o cenário deve mudar em breve. Hoje, o topo do mercado é ocupado pela Toyota, com 9,8% de participação no mundo. Em segundo vem a Volkswagen, com 6,5%.

O estudo feito pela TrendForce leva em consideração somente as vendas das marcas individualmente, não dos grupos. Esse aspecto ajuda a explicar, por exemplo, a ausência da Stellantis, que não aparece nem no top 10.

Por outro lado, se fossem analisados os desempenhos do grupo, como um todo, ela estaria à frente de muitas das que aparecem nessa lista. Vamos mostrar o top 10 abaixo. Vale citar que a Chevrolet representa a GM e a Nissan o grupo Aliança. Veja:

  1. Toyota – 9,8%
  2. Volkswagen – 6,5%
  3. Honda – 4,9%
  4. BYD – 4,8%
  5. Hyundai – 4,3%
  6. Ford – 4,2%
  7. Chevrolet – 4%
  8. Suzuki – 3,9%
  9. Kia – 3,5%
  10. Nissan – 3,3%

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS