Conecte-se conosco

Agronegócio

Cacto amendoim: dicas simples e práticas para um cultivo saudável e duradouro

Publicado

em

O cacto amendoim é conhecido por encantar os amantes da jardinagem. Sua aparência amigável e seus cuidados simples e práticos de cultivo são algumas das vantagens em escolher plantá-lo em casa.  

Um dos seus usos principais, especialmente nos ambientes internos das casas, é para decoração. Além disso, essa espécie dá um toque de vida e charme para os jardins e encanta qualquer espectador curioso.  

Veja a seguir algumas dicas simples e práticas de cultivo e cuidados para você ter sucesso com o plantio e o desenvolvimento do seu cacto em casa. Cuide bem dele e será presenteado com flores vermelhas e ramos pendentes.    

O segredo para um cacto amendoim saudável    

Essa espécie de cacto adora a luz solar, dessa maneira, para garantir o seu crescimento saudável é importante escolher locais bem iluminados, como varandas abertas, quintais e jardins.  

A exposição à luz natural é fundamental para que a planta consiga realizar o processo de fotossíntese por completo e se desenvolva plenamente. Assim sendo, ambientes com pouca iluminação não são recomendados para essa espécie, isso porque a falta de raios solares pode resultar em um cacto amendoim murcho.    

Cuidados essenciais para um crescimento saudável  

Após o segredo mais importante ser revelado, é importante também seguir um passo a passo de cuidados que essa espécie inspira para poder se desenvolver bem e ser duradoura na casa do seu dono.  

A primeira etapa é entender que o cacto amendoim não é uma espécie que consegue se adaptar às temperaturas baixas e não tolera geadas. Dessa maneira, a época mais indicada para realizar o plantio é na primavera ou no verão, quando as temperaturas estão mais quentes.  

O cultivo em regiões mais frias, com temperaturas mais amenas e que sejam excessivamente úmidas também deve ser evitado. Isso porque esse contexto pode prejudicar o crescimento saudável e pleno desenvolvimento da espécie.  

A preparação adequada do solo deve ser feita a partir de uma mistura que consiste em terra adubada, terra comum, areia e pedriscos para proporcionar uma boa drenagem à planta.  

Use uma proporção de 1/3 de terra para jardim1/3 de terra comum, 1/3 de areia de construção e forre o fundo do vaso com os pedriscos. Essa composição irá garantir um substrato propício ao crescimento saudável.  

Por ser nativo de regiões muito secas, essa espécie não requer regas frequentes, sendo assim, verifique a umidade do solo colocando o seu dado na terra, quando estiver completamente seco, é a hora de regar.  

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS