Economia
Caixa anuncia novas regras do financiamento imobiliário; Veja simulações
Medidas já estão em vigor e são válidas tanto para contratos novos quanto antigos. Conheça as diretrizes em tempos de pandemia.
A Caixa Econômica Federal declarou recentemente que vai autorizar a redução ou suspensão temporária do pagamento de quem possui financiamento habitacional. Famílias que recebem o auxílio emergencial ou seguro-desemprego, por exemplo, podem interromper o pagamento das prestações pelo prazo de até seis meses.
Clientes que não participam de nenhum dos programas recebem desconto no pagamento das parcelas. As medidas já estão em vigor e são válidas tanto para contratos novos quanto antigos.
As reduções podem ser de 25%, válida por seis meses ou, em casos específicos, entre 25,01% e 74,99% – neste caso, a concessão é de até três meses para o cliente que fizer uma autodeclaração informando perda de renda.
Confira a seguir simulações do impacto da pausa de seis meses nos pagamentos de financiamentos faltando 10 anos para o fim:
Como solicitar a pausa no pagamento ou redução das parcelas
Cidadãos que desejam pausar ou reduzir o valor das prestações de um financiamento imobiliário pela Caixa devem acessar o aplicativo Habitação Caixa ou entrar em contato pelo telefone 0800 101 0104.
Quando acordada a redução ou suspensão das prestações, aquilo que não for pago pelo mutuário será incorporado ao saldo devedor e diluído no prazo remanescente do financiamento. Ou seja, ao contrário do que parece, a Caixa não vai oferece mais seis meses no contrato.
Ademais, a estatal informa que o contrato não está livre da cobrança de juros remuneratórios, taxas e seguros. Todas as condições do acordo inicial seguem mantidas.
Leia ainda: Caixa Econômica encerra depósitos e anuncia saques do abono até 30 de junho
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes