Finanças
Caixa disponibiliza saque triplo do PIS/Pasep; saiba quem tem direito
No mês de novembro serão disponibilizadas três maneiras para que você consiga sacar o seu PIS/Pasep! Confira quais.
A Caixa Econômica Federal liberou o resgate às cotas do Fundo PIS/Pasep para milhões de trabalhadores brasileiros no mês de novembro. Serão disponibilizadas três maneiras para realizar o saque através da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, sendo uma ótima oportunidade para os trabalhadores que estão precisando de um valor a mais.
A primeira forma de sacar é recuperando as cotas do antigo Fundo PIS/Pasep, que atualmente compõem o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). As outras duas maneiras tratam-se de duas rodadas finalizadas do abono salarial. Abaixo explicaremos com mais detalhes cada maneira de saque!
Cotas PIS/Pasep
Essa é a primeira possibilidade de saque. Nela, o cidadão ou o seu herdeiro legal, que se enquadrar em todos os pré-requisitos, podem requerer o resgate através do aplicativo do FGTS ou em agências da Caixa. A quantia poderá ser depositada em qualquer conta bancária, sem valores extras.
Os trabalhadores, que tiverem saques de até 3 mil reais para realizar, devem apresentar o Cartão Cidadão em terminais de autoatendimento da Caixa ou em casas de lotéricas autorizadas. Acime desse valor, será preciso ir em uma agência bancária.
Abono PIS/Pasep 2019
Existe a possibilidade de sacar o valor referente ao ano de 2019, para aqueles que ainda não o fizeram. Para resgatá-lo você deve enviar uma solicitação de remissão de crédito nos seguintes canais:
- Presencialmente, nas unidades regionais do Ministério do Trabalho;
- Remotamente, pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br, substituindo “uf” pela sigla do estado onde reside.
ABONO PIS/PASEP 2020
O Ministério do Trabalho e Previdência permitiu que o abono salarial relativo ao ano de 2020 fosse sacado. São cerca de 561 mil trabalhadores que ainda não movimentaram o saldo, totalizando 523,3 milhões de reais.
Os trabalhadores de empresas privadas podem realizar a consulta por meio do aplicativo Caixa Trabalhador ou o app Caixa Tem. Além disso, também é possível conseguir informações através do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, assim como pelo site www.gov.br ou telefone 158.
Com relação aos servidores públicos, esses devem realizar a consulta na Central de Atendimento do Banco do Brasil, através do telefone 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (cidades do interior).
Para conseguir resgatar os abonos de ambos os anos, será necessário ter trabalhado ao menos 30 dias no ano referente ao abono, bem como ter tido remuneração média de até dois salários mínimos. Ademais, é preciso ter cadastro no PIS/Pasep há cinco anos e estar com os dados corretos no cadastro RAIS ou e-Social.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025