Conecte-se conosco

Economia

Caixa Tem será usado para pagar indenizações do Dpvat

Desde o dia 1º de janeiro de 2021, o banco passou a ser responsável pela gestão dos recursos do Dpvat, e consequentemente do pagamento das indenizações.

Publicado

em

Caixa Tem pode bloquear quem troca de telefone; aprenda a resolver

O Caixa Tem foi criado com o objetivo de facilitar os repasses do auxílio emergencial em 2020. No entanto, com o sucesso do aplicativo, a Caixa Econômica Federal optou por mantê-lo mesmo após a conclusão dos pagamentos, tornando o app uma conta digital e incluindo outros serviços, tais como seguros e cartões.

Outra nova função do Caixa Tem será a liberação de indenizações em casos de acidentes de trânsito. Assim, o valor do Seguro de Danos Pessoais Causados Por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) a partir de agora será pago por meio da poupança social digital da Caixa.

O Dpvat é o seguro obrigatório com cobertura para despesas médicas, invalidez permanente ou morte causada por acidentes de carro. Embora seja pago somente por motoristas, o seguro garante proteção para condutores, passageiros e pedestres que sejam vítimas de acidente. A indenização é garantida em atropelamentos e colisões entre veículos ou contra obstáculos físicos, tais como postes ou muros.

O repasse das indenizações por meio do Caixa Tem é resultado de um acordo firmado entre a Caixa e a Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão vinculado ao Ministério da Economia. Desta forma, desde o dia 1º de janeiro de 2021, o banco passou a ser responsável pela gestão dos recursos do Dpvat, e consequentemente do pagamento das indenizações.

Desde a última segunda-feira, 18, é possível fazer o pedido de indenização do Seguro Dpvat presencialmente nas agências da instituição. Em breve, a estatal também deve liberar o aplicativo Dpvat Caixa para enviar os documentos necessários e fazer a solicitação de forma digital.

A intenção da Caixa é responder aos pedidos de indenização no prazo de até 30 dias. Se aprovado, o valor será depositado na poupança social digital aberta em nome da vítima ou de seus beneficiários e poderá ser movimentado pelo Caixa Tem.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS