Conecte-se conosco

Economia

Calculadora online ajuda quem quer pedir correção do FGTS na Justiça

Mais de 100 milhões de pessoas que tiveram saldos nas contas do fundo desde 1999 até os dias atuais terão direito à diferença acumulada.

Publicado

em

A correção monetária dos saldos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode beneficiar milhões de trabalhadores. Para isso, é necessário entrar na justiça e pedir a revisão dos rendimentos do fundo, na troca da Taxa Referencial (TR) por outra de rentabilidade mais satisfatória.

Leia mais: Pagamentos do INSS começam a partir de 1º de setembro para novo grupo; Confira

Já é possível requerer este direito mesmo enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) não julga a ação. Mais de 100 milhões de pessoas que tiveram saldos nas contas do FGTS desde 1999 até os dias atuais terão direito à diferença acumulada no período.

Como fazer a revisão do FGTS

A solicitação pode ser feita sem a necessidade de o trabalhador contratar um advogado, por meio site da Justiça Federal de cada região.

Para ajudar no cálculo do valor, o FGTS conta com uma plataforma 100% digital, chamada LOIT FGTS (acesse aqui). Ela oferece ao cidadão o cálculo automático da correção monetária na qual ele tem direito.

Até o momento, a ferramenta virtual calculou os recebíveis de mais de 400 mil pessoas, oriundas de 300 cidades do país. A correção monetária é feita mediante a troca da TR por um indicador que acompanhas as subidas da inflação, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).

A expectativa é de que os benefícios aos trabalhadores cheguem a R$ 300 bilhões, o que torna ainda mais vantajosa a entrada de revisão dos rendimentos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS