Política
Câmara aprova fim da saidinha de presos via PL
Deputados mantiveram a alteração feita no Senado.
A Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto de lei que põe fim às saídas temporárias de presos durante feriados e datas comemorativas. Após passar por modificações no Senado, o projeto retornou para votação no Plenário da Câmara e agora segue para a sanção presidencial.
Os deputados mantiveram a alteração feita no Senado, que permite a saída temporária de presos exclusivamente para frequentar cursos profissionalizantes, de ensino médio ou superior, exceto para os condenados por crimes hediondos ou crimes cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa. Essas saídas temporárias serão limitadas ao tempo necessário para o cumprimento das atividades acadêmicas.
Atualmente, a legislação prevê a chamada “saidinha” para os condenados em regime semiaberto, que têm direito a deixar a prisão cinco vezes ao ano para visitar a família em feriados, estudar fora ou participar de programas de ressocialização.
Saidinha de presos
O relator do projeto, deputado Guilherme Derrite (PL-SP), afirmou que a aprovação da medida representa um passo importante no combate à impunidade no Brasil, embora reconheça que não resolverá completamente o problema da segurança pública.
Ele argumentou que as saídas temporárias durante feriados, que concedem aos presos 35 dias por ano de liberdade, criam um sentimento de impunidade na sociedade e colocam a população em risco.
Por outro lado, o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), falando em nome da liderança do governo, defendeu a rejeição do projeto, argumentando que eliminar a possibilidade de saídas temporárias prejudicaria o processo de ressocialização dos detentos. Ele também expressou preocupação com a possível revolta entre os presos causada pela extinção das saidinhas.
Além de eliminar as saídas temporárias, o projeto aprovado também estabelece a realização de exames criminais para determinar a progressão de regime dos condenados e define regras para a monitoração eletrônica dos presos por meio de tornozeleiras.
(Com Agência Câmara).

-
Tecnologia2 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo11 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav