Commodities
Campos do pré-sal batem novo recorde de produção no mês de fevereiro
Ao produzir 2,566 mi de barris diários de petróleo e 111,55 mi de m³ de gás, segmento respondeu por 78,1% do total nacional
Ao atingirem o maior patamar de participação na produção nacional já registrado (78,1%), os campos do pré-sal bateram novo recorde em fevereiro último, ao produzirem 2,566 milhões de barris diários (bbl/d) de petróleo e 111,55 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) de gás natural por meio de 136 poços, o que representou acréscimo de 3,2% ante janeiro deste ano e de 15%, no comparativo anual.
Também no mesmo mês citado, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) informou que a produção nacional chegou a 4,183 barris de óleo equivalente por dia (boe/d), dos quais 3,262 milhões de bbl/d e 146,540 milhões de m³/d de gás natural, superando o recorde alcançado em outubro em outubro de 2022, que apresentou produção de 4,180 milhões de boe/d.
No que se refere ao petróleo, a produção deste caiu 0,4%, na passagem de janeiro para fevereiro, mas elevação de 11,8%, no comparativo anual. Já no gás natural, a produção cresceu 2,3% ante janeiro e 10%, em relação a fevereiro de 2022.
De acordo com a autarquia, o aproveitamento do gás natural atingiu 97,4%, mediante a disponibilização de 49,40 milhões de m³/d e a queima foi de 3,81 milhões de m³/d – recuo de 8,1% em relação ao mês anterior, mas alta de 25,4%, no comparativo anual.
Em proporção, os campos marítimos responderam por 97,9% do petróleo e 87,1% do gás natural, ao passo que os campos operados pela Petrobras (sozinha ou em consórcio com outras empresas) foram responsáveis por 92,25% do total produzido – com origem em 5.381 poços, sendo 496 marítimos e 4.885 terrestres.
No ranking dos campos, o de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, apresentou a maior produção de petróleo e gás, de 824,5 mil bbl/d e 38,81 milhões de m³/d, respectivamente.
A instalação que liderou a produção de petróleo e gás foi a FPSO [unidade de processamento de petróleo e gás] Guanabara, ao produzir 178,776 mil bbl/d de petróleo e 11,45 milhões de m3/d de gás natural, pela jazida compartilhada de Mero.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho24 horas atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Política10 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana