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Carrefour Brasil reporta prejuízo no 4TRI23; veja quanto

Balanço foi divulgado dia 19.

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O Carrefour Brasil (CRFB3) reportou um prejuízo líquido de R$ 565 milhões no quarto trimestre de 2023, em contraste com um lucro de R$ 426 milhões no mesmo período do ano anterior, resultado influenciado por custos relacionados ao fechamento de lojas físicas.

Durante o último trimestre de 2023, a empresa registrou vendas líquidas de R$ 28,1 bilhões, uma leve queda de 0,3% em comparação com o mesmo período de 2022. O balanço foi divulgado na noite do dia 19.

Os resultados do quarto trimestre foram significativamente impactados por despesas e baixas contábeis relacionadas ao fechamento de mais de 100 lojas entre dezembro e o início deste ano. A administração considerou que o desempenho desses pontos de venda estava aquém das expectativas.

Carrefour Brasil

Segundo o diretor financeiro do grupo, Eric Alencar, o Carrefour Brasil optou por encerrar 123 lojas, entre supermercados e hipermercados, no final do ano passado, com 104 já fechadas até janeiro. A contabilização de todos esses fechamentos no balanço ocorreu apenas no quarto trimestre.

Alencar explicou que essas lojas enfrentavam problemas estruturais e que a empresa precisava concentrar seus esforços de crescimento em locais com maior potencial. No trimestre, as 123 lojas em questão registraram um Ebitda negativo de R$ 61 milhões.

Apesar disso, Alencar afirmou que não há planos para fechar lojas em uma escala semelhante no futuro, embora pequenas alterações no portfólio sejam comuns.

Balanço

O Ebitda ajustado da empresa totalizou R$ 1,88 bilhão no trimestre, 5% abaixo do ano anterior, com a margem Ebitda ajustada caindo para 6,7%.

Embora a inflação dos alimentos tenha aumentado desde outubro, os executivos da empresa afirmaram que ainda é necessário observar uma tendência mais clara para incentivar os clientes institucionais a reabastecerem seus estoques.

O Atacadão, uma das principais operações do Carrefour Brasil e responsável por cerca de 70% das vendas do grupo, registrou um aumento de 3,2% nas vendas em relação ao ano anterior, alcançando R$ 19,3 bilhões, com a margem Ebitda subindo para 7,2%.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

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