Conecte-se conosco

Empresas

Carrefour celebra TAC com MPF e ratifica compromissos antirracistas

Trata-se de caso envolvendo morte no interior de sua loja

Publicado

em

Banco Carrefour: Núcleo financeiro anuncia 20% de aumento no faturamento

O Carrefour celebrou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE) e ratificou compromissos antirracistas.

O documento diz respeito à morte de homem negro ocorrida nas dependências do supermercado na cidade de Porto Alegre (RS) no final do ano passado.

O TAC também está vinculado ao Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, além de determinadas organizações não governamentais.

Homem tira foto em frente a faixa de protesto contra a morte de João Alberto Silveira Freitas, morto por espancamento por seguranças em loja do Carrefour em Porto Alegre

Carrefour

O caso ocorreu em sua unidade localizada no bairro de Passo D’ Areia, em Porto Alegre/RS, em 19 de novembro de 2020.

“Através deste Termo, o Grupo Carrefour Brasil reafirma seu compromisso irrevogável a lutar contra o racismo e a atuar como um agente de transformação da sociedade. O Termo, com vigência de três anos, ratifica os diversos compromissos já assumidos publicamente e reforçados pelo grupo, desde então e amplia até o montante total de R$ 115 milhões o fundo criado em novembro de 2020 para promover a inclusão racial e o combate ao racismo”, destacou.

E acrescentou que o montante já provisionado em 85% no balanço da Companhia.

“O valor acordado no TAC será destinado, principalmente, a bolsas de estudo, campanhas educacionais, projetos sociais e qualificação profissional para negros e negras. O cumprimento das iniciativas definidas será verificado por uma auditoria externa”, frisou.

E disse mais: “o Termo extingue os processos coletivos em andamento relacionados ao caso e se soma aos vários acordos já assinados com os membros da família de João Alberto Silveira Freitas, demonstrando a diligência e proatividade do grupo após o incidente.”

O Carrefour está listado na bolsa brasileira (B3) sob o ticker CRFB3.

Veja o documento:

Carrefour celebra TAC com MPF e ratifica compromissos antirracistas

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS