Tecnologia
Carregador do iPhone: confira 5 coisas que você precisa saber!
Uso de carregadores falsos ou com configurações fora do padrão de segurança pode danificar o aparelho. Veja detalhes que requerem atenção.
Os modelos oficiais de carregadores do iPhone possuem certificações de segurança que protegem tanto o aparelho quanto o usuário.
Segundo a Apple, ao optar por carregadores falsos ou com configurações fora do padrão, você pode danificar o smartphone.
Diante desse quadro, é bom saber que existem cinco coisas que você precisa tomar conhecimento antes de carregar o próprio iPhone. Veja:
Que tipo de carregador posso usar no iPhone?
Os aparelhos da Apple podem ser carregados com adaptadores de alimentação USB de, no mínimo, 5 watts. Modelos anteriores ao iPhone 11, por exemplo, vinham com um adaptador de 5W.
Os aparelhos mais recentes possuem módulos de 18W ou 20W. Essa potência maior faz com que o aparelho seja carregado com mais velocidade.
No suporte da marca, é mencionado que qualquer iPhone, a partir dos modelos iPhone 8 e 8 Plus, conseguem suportar carregadores de 18W, 20W, 29w, 30W, 61W, 87W, 96W e 140W.
Fora isso, é possível optar pelo cabo Lightning padrão com um adaptador de energia oficial da Apple ou, até mesmo, adaptadores de terceiros que estejam em conformidade com os padrões de segurança aplicáveis.
Usar carregador falso prejudica o iPhone?
A Apple explica que qualquer adaptador de energia que respeite os padrões de segurança exigidos pela fabricante pode ser utilizado. Mas se o carregador falso não seguir as normas da empresa, já era. Ele pode prejudicar o celular.
No Brasil, os adaptadores mais seguros são certificados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ela certifica não só os adaptadores, mas também qualquer equipamento utilizado para conectar o aparelho à energia.
O efeito imediato pode ser o prejuízo à vida útil da bateria do aparelho. É bom lembrar, também, da possibilidade de acidentes, como o estufamento do módulo da bateria, superaquecimento e até curto circuito.
Qual adaptador carrega mais rápido?
O iPhone suporta carregamentos rápidos a partir de 18W. Qualquer carregador com potência igual ou superior pode carregar o celular da Apple com agilidade. O limite, vale lembrar, é 140W.
Também é possível utilizar adaptadores de fabricantes como Ugreen, Anker e BaseUS. Basta confirmar se o acessório é certificado pela agência de controle no Brasil.
Posso usar carregador de terceiros?
Sim, a Apple permite o uso de adaptadores de energia de terceiros, desde que certificados pela Anatel. Vale destacar, porém, que mesmo utilizando um adaptador de energia de outra pessoa, ainda é necessário um cabo do tipo Lightning.
Quais iPhones suportam 20W?
A Apple informa que todos os iPhones a partir do iPhone 12 suportam carregadores de 20W ou mais. Os aparelhos entre iPhone 8 e iPhone 11 podem usar carregamento rápido a partir de 18w, já os mais antigos não possuem suporte para carregamento rápido.

-
Cotidiano1 dia atrás
Nova Carteira de Identidade Nacional: veja quem precisa emitir
-
Empresas10 horas atrás
Homem pede demissão, compra empresa falida e fica milionário
-
Tecnologia1 dia atrás
‘Modo paz’: como desativar o WhatsApp temporariamente sem mexer na internet
-
Tecnologia1 dia atrás
Direção tranquila: saiba como usar o Google Maps para evitar multas e congestionamentos
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Nine-day fortnight: você conhece a nova tendência para o futuro do trabalho?
-
Tecnologia2 dias atrás
Veja onde e como o reconhecimento facial é usado no Brasil
-
Economia24 horas atrás
Governo intensifica revisão do Bolsa Família em 2025; saiba quem está no foco
-
Automobilística21 horas atrás
Você vai ficar chocado com essas curiosidades sobre a Tesla