Conecte-se conosco

Economia

Carregador na tomada: quanto você está gastando?

Publicado

em

carregador energia elétrica

Você deve saber que quando deixamos o carregador do celular conectado à tomada, mesmo quando não está sendo utilizado, ele continua consumindo energia. Mas esse consumo é alto? Qual é o custo disso? Essas são as perguntas que vamos responder nas linhas abaixo.

A quantidade de energia consumida, nesse caso, é considerada baixa. Esse tipo de uso, inclusive, tem até um nome específico. Ele é conhecido como “consumo de energia em espera” ou “consumo de energia fantasma”.

De modo geral, os carregadores mais modernos são feitos para economizar energia quando estão em modo de espera, mas ainda assim eles seguem consumindo de alguma forma e permanecem conectados.

Consumo

A quantidade de energia consumida, nesse caso, tende a variar conforme a marca e o modelo do dispositivo. Em média, um carregador consome aproximadamente de 0,1 a 0,5 watts em modo de espera.

Esse número pode até parecer insignificativo ou irrelevante, mas especialistas alertam que, ao longo do tempo, conforme a permanência da conexão sem uso, pode resultar em algo maior.

Custo

Para entender melhor o custo e o impacto desse tipo de consumo no bolso, vamos supor que um carregador consuma 0,3 watts em modo de espera e esteja conectado 24 horas por dia, durante o ano todo.

Além disso, vamos considerar uma tarifa média de energia, em torno de R$ 0,60 por quilowatt-hora (kWh). O consumo anual desse carregador seria de aproximadamente 2,64 kWh, o que significa um custo final de R$ 1,37.

O valor pode parecer pequeno, por se tratar de apenas um carregador. É importante mencionar, no entanto, que existem pessoas e residências com vários carregadores conectados ao mesmo tempo. O resultado desse consumo combinado pode ser alto.

Dica

O ideal, para economizar, é sempre desconectar o carregador da tomada quando ele não estiver em uso. Recomenda-se, ainda, que seja priorizada a compra de dispositivos originais e certificados com eficiência energética.

Além de serem projetados para reduzir o consumo de energia em modo de espera, eles oferecem mais segurança de uso e garantem uma melhor performance do aparelho celular.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS