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Automobilística

Carro elétrico no radar: Quanto custa no Brasil e se é um bom investimento?

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A expansão do mercado de carros elétricos tem sido uma realidade em diversos países ao redor do mundo. No entanto, apesar do aumento expressivo da demanda por estes veículos no Brasil, a adoção ainda parece distante para a maioria da população devido ao seu custo ainda elevado e a infraestrutura insuficiente para abastecimento.

Neste contexto, muitos brasileiros ficam com a dúvida: vale a pena comprar um carro elétrico? A resposta para essa pergunta, no entanto, não é tão simples e exige uma análise mais aprofundada sobre aspectos econômicos e de infraestrutura.

Investimento em um carro elétrico: o que considerar?

A principal barreira para aquisição de um carro elétrico é, sem dúvida, o seu alto investimento inicial. As opções mais baratas disponíveis no mercado brasileiro são os modelos híbridos, que possuem custo inicial a partir de R$ 160 mil, valor bastante superior aos veículos convencionais.

Já os modelos totalmente elétricos podem custar a partir de R$ 300 mil, valor equivalente a um imóvel em diversas cidades.

Além disso, o proprietário de um carro elétrico deve considerar o custo para abastecimento. Uma análise simplificada com base no modelo Nissan Leaf, por exemplo, aponta que o custo para rodar 270 km com eletricidade seria de aproximadamente R$ 52,13.

Ao passo que o custo para rodar a mesma distância com gasolina seria de cerca de R$ 300. Conclui-se que, em termos de abastecimento, o carro elétrico seria economicamente mais vantajoso.

Infraestrutura para carros elétricos no Brasil: um desafio a ser superado

Outro ponto importante na decisão de adquirir um carro elétrico diz respeito à infraestrutura de abastecimento. Enquanto postos de gasolina estão presentes em praticamente todas as cidades do Brasil, o mesmo não ocorre com os postos de recarga para carros elétricos.

Segundo dados do Senado, existem cerca de 1300 postos de recarga no país, sendo que 445 estão localizados na cidade de São Paulo. Para os proprietários de carros elétricos fora dos grandes centros urbanos, a situação é ainda mais complicada.

Em resumo, embora a demanda por carros elétricos esteja em ascensão, a realidade brasileira mostra que ainda existem diversos desafios a serem superados para que esses veículos se tornem acessíveis para a maioria da população.

Investimentos em infraestrutura de abastecimento e a redução de custos são os principais pontos que precisam ser trabalhados para que os brasileiros possam realmente considerar a aquisição de um carro elétrico.

Os 3 carros elétricos mais ”acessíveis”

Apesar de alguns terem um custo um pouco mais elevado em relação aos carros convencionais, preparamos uma lista com os modelos mais acessíveis do Brasil. Confira:

1. Renault Zoe:

Por R$239 mil, esse carro vem com um motor potente de 135cv e 25 kgfm de torque. Com uma única recarga, ele oferece uma autonomia de 385 km no ciclo WLTP.

2.  JAC E-SJ1

Conheça o veículo elétrico mais acessível do Brasil: o E-SJ1 da JAC Motors. Com um preço de R$ 145 mil, esse subcompacto da montadora chinesa oferece um excelente custo-benefício.  

3.  Caoa Chery iCar

A montadora chinesa Chery trouxe ao mercado brasileiro o modelo Caoa iCar, visando ser um dos carros elétricos mais acessíveis. Com um preço de R$149 mil, esse veículo oferece uma opção econômica para quem busca uma alternativa sustentável

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

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