Conecte-se conosco

Agronegócio

Ceará é o maior produtor de caju do Brasil

Estado tem 269.829 hectares de área destinada à plantação da fruta

Publicado

em

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), O Ceará tem 269.829 hectares de área destinada à plantação do caju. O território em solo cearense representa 63,24% da área total de cajueiro destinada à colheita no Brasil. Os cajueiros no Estado podem ser classificados entre cajueiro anão-precoce (altamente produtivo e de porte pequeno) e o cajueiro comum.

Segundo Marlos Bezerra, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), umas das fases de maior produção do caju foi na década de 1970, por meio da política de financiamento pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

“Os empresários que estavam na região tinham uma visão mais voltada para a cultura do caju. Eles aproveitaram as verbas da Sudene para investir no plantio”, comenta Marlos. O incentivo para o reflorestamento do Nordeste foi usado pelos fazendeiros e agricultores para a plantação do caju.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (Sedet), Sérgio Baima, o caju, em alguns casos, o cultivo do caju é uma das únicas opções de trabalho para o pequeno e médio produtor, podendo complementar a renda de famílias com a industrialização caseira e em pequenas fábricas. “A importância da Caju para o Ceará é extraordinária, principalmente em relação a amêndoa da castanha de caju. Trata-se do primeiro produto da pauta de exportações do Estado”, diz.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS